EDUCAÇÃO DO FUTURO
Startup Teens chega ao Ensino Médio da rede estadual, em São Jerônimo
Projeto abordou inovação com alunos do IEE São Jerônimo
Após levar o projeto Startup Teens para alunos das séries finais do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino de São Jerônimo, na região Carbonífera, chegou a vez de abordar a cultura da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo com alunos do Ensino Médio da rede estadual de educação do município. A quarta etapa ocorreu nesta quarta-feira (16/11), no Instituto Estadual de Educação São Jerônimo, e contou com o envolvimento de cerca de 120 alunos e professores.
Em meio a workshops, dinâmicas em grupo e palestras, as equipes compostas por alunos do primeiro e segundo anos do Ensino Médio foram desafiados a apresentar ideias e possíveis soluções para problemas de mercado.
As atividades foram divididas em dois turnos. Pela manhã, os participantes receberam teorias sobre métodos e ferramentas e, à tarde, colocaram em prática os aprendizados e foram incentivados a aprimorar suas habilidades empreendedoras e criativas.
A etapa teve como parceria a 12ª Coordenadoria Regional de Educação (12ª CRE), que participou da abertura e acompanhou as atividades no período da manhã. Também tiveram envolvimento os coordenadores Álvaro Werlang, do curso de Administração, Eduardo Zaffari, do Curso de Direito, Marjane Bernardy, do curso de Psicologia, Giovani Della Nina, do curso de Educação Física e de Fábio Giulian Marques, de Sistemas de Informação e responsável pelo projeto, além do diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira
STARTUP TEENS ULBRA SÃO JERÔNIMO
A iniciativa Startup Teens ULBRA São Jerônimo nasceu a partir do laboratório de ideias Ideia-LAB, que tem como eixos norteadores a inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e aprendizado. É um projeto itinerante realizado conforme o calendário letivo e demanda das escolas públicas e privadas, de níveis Fundamental (anos finais, 8º e 9º ano) e Médio, em parceria com a Ulbratech.
A primeira etapa ocorreu no município de Butiá, no mês de agosto. Já em outubro, quem recebeu o projeto foi a Rede de Escolas da Ulbra, na região Metropolitana. Na última semana, o evento foi promovido no distrito de Morrinhos, em São Jerônimo. Os próximos estão marcados para o dia 18/11, no Instituto Estadual de Educação Vasconcelos Jardim, em General Câmara e, encerrando as edições de 2022, em Charqueadas, no dia 06 de dezembro, na Escola de Educação Básica ASES.
A dinâmica das atividades envolve ação e interação entre alunos, professores, mentores e organizadores e o aprendizado ocorre conforme o andamento das etapas.
O projeto tem como responsáveis o coordenador do curso de Sistemas de Informação, professor Fábio Giulian Marques, e o diretor da ULBRA São Jerônimo, Rodrigo Baptista Moreira. Além destes, também fazem parte os coordenadores dos cursos de Administração e Engenharia de Produção, professores Álvaro Werlang e Cléber Fernando Homem, e o professor Marco Miller Trainini.
Notícias relacionadas
-
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
29
OUTREDE DE INOVAÇÃO Ideathon na Ulbra Canoas promove maratona de soluções inovadoras -
28
OUTRECONHECIMENTO Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageia Ulbra São Jerônimo -
11
OUTPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ulbra presente no 12º Fórum de Infraestrutura e Logística
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes