PLANO DE DESENVOLVIMENTO
Reitoria apresenta construção do PDI 2023-2028
NAD e NADi aponta cinco eixos como importantes diretrizes estratégicas
Em seminário ocorrido no auditório principal da Ulbra São Jerônimo, a comunidade acompanhou detalhes sobre o novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028, documento que estabelece as metas e objetivos e define as políticas institucionais.
O encontro foi conduzido pelo diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira, que passou a palavra para que o reitor Thomas Heimann, o vice-reitor, Adriano Chiarani, a diretora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, e o capelão-geral da Aelbra, Maximiliano Wolfgramm, discorressem sobre assuntos pertinentes, tais como a reestruturação pedagógica implantada e as ações assumidas pela Universidade na consolidação da sua missão: Ser Comunidade de Aprendizagem Eficaz e Inovadora.
Logo após, os integrantes do Núcleo de Apoio Docente e Núcleo de Apoio Discente (NAD e NADi) da Ulbra São Jerônimo apresentaram as diretrizes estratégicas a serem aplicadas de maneira a contribuir com o novo PDI. Elas são compostas por cinco importantes eixos: Viver o Modelo Pedagógico, Cultivar a Identidade Confessional Cristã Luterana da Instituição, Encantar o aluno e Valorizar as pessoas, tendo sido divididas em metas de curto e longo prazo.
O NAD e NADi é composto pelo pastor do campus, Peterson Machado e os coordenadores Álvaro Werlang, Maria Francisca Johnson Ferreira e Marjane Bernardy Souza.
A apresentação à comunidade ocorreu nesta quinta-feira (22/09) e contou com a presença de representantes de entidades parceiras, como Lions, Rotary, Apae, Secretarias de Educação, prefeitos, empresários, entre outros, além de professores, coordenadores, acadêmicos e colaboradores.
O QUE É O PDI
No início de 2022, a Ulbra iniciou o processo de elaboração do seu novo PDI, com metas e objetivos a serem alcançados entre os anos de 2023 e 2028. De acordo com a diretora acadêmica, Adriana Ziemer Gallert, o processo começou com a nomeação de uma Comissão com representantes de diversos segmentos. Logo após, o trabalho deu continuidade com a formação de grupos para pensarem coletivamente esse processo. Ainda em janeiro foi iniciada uma consulta pública, que resultou em importantes contribuições a partir da participação efetiva de toda comunidade de aprendizagem.
Até o final deste ano a reitoria percorrerá os demais campi para apresentar suas proposições e também, ouvir quais são as propostas das comunidades acadêmicas, de maneira a ser construído de forma coletiva o PDI 2023-2028, para que seja concretizado e se torne efetivamente real.
- Elaborar um PDI é refletir sobre a universidade que queremos ser, bem como sobre as melhores formas de construí-la -, salientou a diretora Acadêmica, Adriana.
O documento contém os compromissos que a Instituição estabelece com o Ministério da Educação, que é o órgão que regula as universidades brasileiras. Automaticamente, a Instituição se compromete com a execução desse alinhamento, o que ocorre com a participação de toda a comunidade acadêmica e a sociedade civil organizada, para a educação presencial e a distância.
Ao final de cada ano os dados sempre são apresentados à comunidade, sendo a ação
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
10
DEZAproximação Ulbra Itinerante presente no Ensino Médio da região Carbonífera -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros