UNIVERSIDADE DA REGIÃO
Ulbra São Jerônimo completa 32 anos
História é baseada em aprendizado e atuação junto à comunidade
Das forças políticas do então vereador jeronimense, Pedro Arthur Sieben Dornelles (falecido em 02 de março de 2022), surge a Ulbra São Jerônimo, que completa nesta quarta-feira (1º/06), 32 anos de história, tendo o orgulho de ser o primeiro campus universitário fora da sede, em Canoas, e garantido a milhares pessoas a possibilidade de graduação no Ensino Superior nas mais diferentes áreas.
São mais de três décadas de uma grande trajetória construída graças ao empenho e dedicação de diversos colaboradores, acadêmicos, professores e coordenadores que uniram forças entre a possibilidade de aprender e a vontade de ensinar, sempre buscando aprimorar habilidades e competências. Além destes, são pilares importantes desta construção inúmeras organizações que possibilitaram parcerias em diversos segmentos, contribuindo para o crescimento de uma Instituição de Ensino Superior sólida, possibilitando aos acadêmicos incontáveis oportunidades de colocar em prática os conteúdos aprendidos em sala de aula.
Muito além dos portões do campus, a Ulbra São Jerônimo representa sonhos de quem acreditou e apostou em uma Instituição de Ensino Superior consolidada e que se transformou em uma importante representação na Região Carbonífera.
ONDE TUDO COMEÇOU
Na segunda metade dos anos 1980, ocorreu um grande movimento no Estado do Rio Grande do Sul para a chamada interiorização do Ensino Superior. As comunidades sentiam falta do retorno de seus filhos que iam estudar na Grande Porto Alegre, e lá ficavam para ganhar a vida, não voltando para o interior e, portanto, não ajudando seus municípios de origem, neste movimento chamado de migração de cérebros.
Na época, várias comitivas foram feitas em diversas regiões e a Carbonífera esteve centrada em pessoas de São Jerônimo e Charqueadas, ficando a liderança em São Jerônimo, com o então vereador Pedro Seiben Dornelles (in memorian). Durante muito tempo, lutaram fazendo contatos com algumas instituições, tendo ido à Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e outra universidade particular, recebendo não como resposta. Na sequência, procuraram o reitor da Ulbra Canoas, que informou a eles que, se fosse pensar no fator financeiro, instalaria uma unidade fora do campus em municípios da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul. Mas se fosse para contribuir para o desenvolvimento regional e a formação de professores, iniciaria a primeira unidade fora da sede em São Jerônimo.
PRIMEIRAS INSTALAÇÕES
Com o parecer de 1989, inicia, com garantia para os anos seguintes, a autorização para três cursos em São Jerônimo: História, Geografia e Administração. Após, uma vez que não se tinha uma unidade física, a Ulbra São Jerônimo se instala em três locais antes da construção de seu prédio: na Escola Estadual Castro Alves, sendo nomeada pela Reitoria da ULBRA como diretora a professora Jane Ferreira Picarelli, depois utiliza as dependências da Escola Cenecista Carlos Maximiliano e, posteriormente, muito próximo à sua edificação, se instala na Escola Estadual de 1º e 2º Grau São Jerônimo, hoje Instituto Estadual de Educação São Jerônimo. Depois destas passagens, aconteceu a inauguração do prédio próprio, que passou por algumas reformas e ampliações. A seguir, veio uma sequência de novos cursos, com atividades de graduação, extensão e pós-graduação, até finalmente tomar seu destaque como a Universidade da Região Carbonífera.
PANDEMIA DE COVID-19
Em dezembro de 2019, a Organização Mundial de Saúde (OMS) emitiu um alerta sobre vários casos de pneumonia na República Popular da China. Tratava-se de uma nova cepa (tipo) de coronavírus que não havia sido identificada antes em seres humanos. A evolução dos casos pelo mundo fez com que a OMS declarasse pandemia em 11 de março de 2020, causando muitas incertezas quanto ao início do semestre acadêmico.
A educação como um todo precisou ser revista. Foi criada, então, a Comissão de Gestão de Risco, órgão composto por pessoas competentes que se responsabilizaram em orientar sobre os processos referentes às questões de segurança e saúde, tanto de colaboradores quanto de alunos. E neste momento a internet e todas suas ferramentas foram grandes aliadas, garantindo que o calendário acadêmico permanecesse conforme o previsto, porém, com adaptações. Os eventos passaram a ser transmitidos por plataformas, reuniões deixaram de acontecer presencialmente e as aulas se tornaram remotas. E durante este período conturbado da história, que durou quatro semestres letivos, nenhum aluno ficou sem aula ou atendimento na Ulbra São Jerônimo, que sempre buscou soluções para as inúmeras dificuldades encontradas pelo caminho.
RETORNO À PRESENCIALIDADE
Finalmente, em 2022, a Ulbra São Jerônimo teve o retorno da presencialidade e, com a adaptação ao "novo normal pós-pandemia", finaliza o primeiro semestre letivo com a retomada de diversos projetos realizados junto à comunidade.
Entre os destaques estão o Serviço de Intervenção em Saúde Mental (Sisam), da Psicologia - que presta serviço gratuito para toda comunidade, onde é feita a intervenção de prevenção e promoção na saúde, além da integração com todas as instituições regionais no âmbito da saúde mental -, o Serviço de Assistência Jurídica Gratuita (Sajulbra) - iniciativa do Núcleo de Prática Jurídica da Ulbra, quando estudantes de Direito têm a oportunidade de unir a teoria da sala de aula com o tipo de prática exigida pelo mercado de trabalho -, a Empresa Júnior de Administração - que entende as dores de mercado e indica possíveis soluções a empresários e empreendedores, além das parcerias firmadas com secretarias de Saúde da região para o incentivo à prática de esportes como hábito saudável.
DE OLHO NO FUTURO
Como legado de aprendizado por todas dificuldades enfrentadas, adaptações necessárias e propósitos firmados, a Ulbra São Jerônimo vem desenvolvendo um laboratório de ideias com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo na região Carbonífera, através da promoção de ações e da construção de parcerias para elevação da capacidade competitiva das empresas, com o intuito do incentivo à criação de novos negócios de base tecnológica. Chamado Ideia-Lab, o projeto tem como eixos principais a inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e aprendizado.
E não há como pensar em futuro sem mencionar preocupação com a base escolar. Por este motivo, reuniões com equipes diretivas já estão sendo realizadas para que sejam promovidas a partir de julho, através do Ideia-LAB, maratonas de inovação com escolas do Ensino Fundamental e Médio de todos os municípios da região Carbonífera.
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