INCENTIVO AO EMPREENDEDORISMO
IEE São Jerônimo é uma das escolas piloto da Maratona de Inovação
Proposta visa desenvolver ideias com alunos do Ensino Médio
Inovação, desenvolvimento, empreendedorismo, inspiração e agilidade são os eixos que norteiam o IDEIA-LAB - Laboratório de Ideias, projeto que tem por objetivo fomentar a inovação e o empreendedorismo na região Carbonífera, através da promoção de ações e da construção de parcerias para elevação da capacidade competitiva das empresas, com o intuito do incentivo à criação de novos negócios de base tecnológica.
Trabalhar com alunos do Ensino Médio para promover a cultura da inovação desde cedo é a proposta da Ulbra São Jerônimo para 2022, que iniciou nesta semana o ciclo de apresentações do projeto para as escolas estaduais e municipais da região.
Esse foi o objetivo da reunião ocorrida no Instituto Estadual de Educação São Jerônimo (IEE São Jerônimo), que será uma das escolas piloto da maratona. O encontro ocorreu na terça-feira (27/04), quando a proposta foi apresentada ao diretor da instituição, Ricardo Baptista Moreira.
Na ocasião, estavam presentes os coordenadores Álvaro Werlang, Fábio Giulian Marques, Jonathas Winck de Almeida, Marjane Bernardy Souza e Giovani Della Nina, além do diretor do Camus, Rodrigo Baptista Moreira
A proposta foi aceita e será levada à equipe diretiva, que discutirá a maneira de realizar a maratona que deve acontecer ainda neste semestre.
IDEIA-LAB - Laboratório de Ideias
O Ideia-LAB, Laboratório de Ideias, busca constituir um hub de inovação, promovendo a sinergia e a interação entre os diversos agentes de desenvolvimento local, oferecendo condições para o surgimento e desenvolvimento de startups e Pequenas e Médias Empresas.
As ações do Ideia-LAB incluem, dentre outras, a realização de rodadas de negócio, hackathons, maratonas, ideathons, etc., com ideação livre, por nicho ou temática, e específicos, além de oficinas e workshops, meets e palestras temáticas, rodadas de conversa e networking, com mentorias individuais e em grupo.
Para isso, pretende-se constituir uma rede de parcerias envolvendo diferentes representações do setor empresarial, agências de apoio, fomento e financiamento, poder público e Instituições de Ciência e Tecnologia.
O projeto tem a coordenação dos professores Álvaro Werlang, de Administração, Cleber Fernando Homem, de Engenharia de Produção, e Fábdio Giulian Marques, de Sistemas de Informação, sob supervisão do diretor do campus, Rodrigo Baptista Moreira.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes