Senai-RS
Ulbra planeja parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Diretor Regional, Carlos Trein, visitou a Universidade nesta quinta-feira
O superintendente de Operações da Aelbra, Ludovico Bernardi, o reitor da Ulbra, Thomas Heimann e o vice-reitor, Adriano Chiarani, receberam na manhã desta quinta-feira, 18, na Universidade, o diretor regional do Senai-RS, Carlos Artur Trein, o gerente de Inovação e Tecnologia do Senai-RS, Rovanir Baungartner, e o gerente de Educação Profissional e Tecnológica, Eliseu Ferrigo.
O objetivo era apresentar a Ulbratech, braço tecnológico que faz a ligação entre a Ulbra e o mundo empresarial e setores públicos e as possibilidades para a realização de parcerias que promovam pesquisas, desenvolvimento e inovação, utilizando as estruturas da Rede Ulbra de Educação. "Achamos interessante a possibilidade de parceria com a Ulbra. Contamos com uma Rede de Tecnologia e Inovação que colocamos à disposição da indústria e dos parceiros e buscamos nos unir à instituições que tragam diferencial ao mercado", destacou Trein.
Bernardi apresentou o Parque Tecnológico da Ulbra, onde estão instaladas diversas empresas de diferentes segmentos, mas que têm a tecnologia como ponto principal de seus negócios. "Temos que ser a ponte. O empreendedor tem a ideia, mas às vezes não tem o recurso. Nosso papel é trazer esse recurso para próximo dele e fazer essa ideia virar um produto", falou referindo-se ao espaço que a Universidade abre às startups. O superintendente também relatou sobre uma parceria que a Ulbra já tem estabelecida com o Institute for Strategy and Competitiveness da Harvard University, nos Estados Unidos, e que beneficia as empresas incubadas no parque tecnológico.
Trata-se de um convênio onde são realizados estudos e pesquisas sobre a interatividade entre as organizações, instituições e consumidores, verificando-se a concorrência e suas implicações para as estratégias da empresa. "A intenção é, através de pesquisa, e com apoio do instituto americano, identificar os fatores que influenciam na competitividade", explicou. Neste ano, o objetivo do estudo do convênio de cooperação internacional será o cluster do agronegócio nos estados do Rio Grande do Sul, Goiás e Tocantins, onde a Ulbra também mantém unidades. No encontro, os gestores da Ulbra ainda apresentaram o Ulbra in Company, programa responsável pela customização do conteúdo, desenvolvido para atender às demandas de empresas, organizações públicas e entidades do terceiro setor.
O objetivo é identificar as necessidades de treinamento dos clientes, sempre com foco nos melhores resultados. O reitor da Ulbra lembrou que a iniciativa também conta com o know-how dos docentes da Universidade, doutores e mestres. "A proposta é que os projetos desenvolvidos ao longo do programa tenham aplicação direta e prática na empresa", completou Heimann. No final do encontro, o grupo ainda conheceu algumas empresas instaladas no parque tecnológico da Ulbra, localizado no prédio 16 do campus Canoas.
Nos próximos dias, um novo encontro será marcado nas dependências do Senai-RS entre os gestores da Ulbra e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial para dar andamento na parceria.
Marla Cardoso
Jornalista Mtb 13.219
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras