Homenagem à Argentina
Terceiro dia do Sarau das Nações segue com programação intensa
Programação acadêmica foi intensa nesta quarta-feira, 28
A programação acadêmica do terceiro dia de Sarau das Nações foi marcada por bate-papos dos mais variados assuntos através do site ulbra.br/live. Lives foram transmitidas no final da tarde desta quarta-feira, 28, e atraíram a atenção do público para diferentes conteúdos.
Às 19h, quatro lives foram transmitidas, paralelamente. Os cursos de Psicologia dos campi Cachoeira do Sul, Canoas, Gravataí, Guaíba, São Jerônimo, Santa Maria e Torres receberam a professora da Universidad Nacional del Litoral, na Argentina, Gracia María Clérico, em uma Roda de Conversa: A Psicologia em Tempos de Pandemia. O professor da Ulbra Cachoeira do Sul, Alexandre Bittencourt, e o juiz de Direito, Dr. Juan Carlos Paz Mena, relataram suas experiências no curso de doutorado na Universidade Nacional Mar del Plata.
O professor Diego Willian Nascimento Machado, da Ulbra Santa Maria, mediou um bate-papo com o Ms. Elinor Fernando Dalla Lanna, também da Ulbra Santa Maria, sobre a Paisagem Argentina: Técnicas Fotográficas. A arquiteta e urbanista Ariana Souto Brenner, do Triptica Arquitetura, em Santa Maria, debateu sobre o filme Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor, com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Carazinho, Karina da Costa. Às 19h15min, a professora da Ulbra Gravataí, Marione Rheinheimer, apresentou o tema A Santa Peronista, falando sobre O Mito Evita Perón, atriz e líder política na Argentina, nos anos 1940.
Encerrando as lives do terceiro dia de eventos, às 19h30min, a coordenadora dos cursos da área de Gestão da Ulbra, Márcia Abreu, convidou o secretário executivo do Núcleo RS, José dos Santos de Oliveira, para uma conversa sobre As Relações Internacionais entre RS e Argentina, com o Secretário do Desenvolvimento e Turismo do RS, Marcelo Zepka Baumgarten.
Conexão RS exibe a cultura e culinária Argentina
O Sarau Viva Argentina, Che! foi transmitido pelo programa Conexão RS, da Ulbra TV, a partir das 17h30min, com apresentação do jornalista Raí Quadros. O programa foi embalado por demonstrações artísticas e muita cultura hermana.
A intérprete Tatiéli Bueno trouxe apresentações em tributo à cantora argentina Mercedes Sosa, considerada o maior ícone cultural do norte da Argentina. Ela declarou que sente o carinho do público com seu trabalho em homenagem à artista. "No tributo à Mercedes, eu tenho sentido uma grande recepção. E aqui no estado, também, sempre que tem show, as pessoas acompanham muito. Tem sido muito especial", declarou.
O editor da Revista Digital Casamundi, Tiago Halewicz, contou sobre o projeto lançado pela revista neste mês de outubro, que falou sobre a cultura argentina, e enfatizou o encanto pela cultura indígena do país. "Principalmente o norte da Argentina é algo que tem muito a nos revelar. Para que a gente possa olhar para essa cultura indígena, que não está tão evidente em centros urbanos, como na cidade de Buenos Aires, a gente tem que olhar para o norte."
O programa contou, ainda, com a participação do empresário Alan Saute, proprietário de uma franquia da Alfajores Havanna, tradicional marca de doces argentina. "A história do alfajor, na verdade, é de origem árabe. Só que foi na Argentina que ganhou esse formato como a gente conhece hoje", destacou.
A programação do 11º Sarau das Nações segue até sexta-feira, 30, com muitas curiosidades sobre a Argentina e transmissão ao vivo da Ulbra TV.
Mairan Pacheco
Estudante de Jornalismo da Ulbra Canoas
Notícias relacionadas
-
22
NOVRELAÇÕES INTERNACIONAIS Curso de Administração promove aula internacional com professor do Peru -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
28
OUTRECONHECIMENTO Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageia Ulbra São Jerônimo -
11
OUTPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ulbra presente no 12º Fórum de Infraestrutura e Logística
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes