Em meio à pandemia
Formação Docente encerra e coordenadora acadêmica destaca aprendizagem
Dois últimos encontros debateram a curricularização da extensão
Nesta última semana da segunda etapa da Formação Continuada Docente, que ocorreu em formato totalmente virtual através de encontros síncronos pelas plataformas Google Meet e Youtube, a Extensão foi o centro dos debates. Os encontros reuniram docentes de todos os campi e unidades da Rede Ulbra de Ensino, desde o dia 2 até o dia 30 de setembro.
Na segunda-feira, 28, a professora e Diretora de Educação Continuada e Inovação, Simone Brum Imperatore, trouxe a temática da curricularização da extensão na Ulbra relacionada ao Projeto de Lei nº 8035/2010 e uma reflexão sobre a experiência dessa implementação. A mediação ficou a cargo do docente da Ulbra EAD, Iasin Schaffer, e o devocional conduzido pelo capelão Peterson Machado.
O tema seguiu durante o último encontro, no dia 30, quarta-feira, trazendo a curricularização para uma análise efetiva. Os docentes Rodrigo Tomazzi, Estela Wazenkeski, Ana Lúcia Albrecht, Marlene Fernandes, Claudia Groenwald, Leticia Azambuja e Iara Bonin comandaram os debates sobre práticas de curricularização da Extensão no contexto da pandemia. A mediadora foi a professora Cristina Tonial, contando também com a participação do reitor da Ulbra, Thomas Heimann.
Professores enquanto transformadores
Frente à pandemia, reconfigurar as aulas para o formato remoto e repensar a realização da Formação Continuada Docente, segundo a coordenadora acadêmica Adriana Gallert, foi um grande desafio. A motivação para realizar os encontros e adaptá-los para o formato virtual veio principalmente através dos próprios docentes. "Lá no início, quando migramos para o remoto, professores começaram a nos relatar experiências muito bacanas de redescoberta enquanto docente. Isso nos impulsionou a planejar essa formação tendo esses relatos como tônica para dar protagonismo aos nosso professores", comentou.
Segundo ela, a ideia dos eventos se baseou em abrir espaços para a troca de experiências, visto que o corpo docente vinha de um momento intenso de aprendizagem da prática pedagógica. "Pensamos em nossos professores enquanto transformadores dos próprios colegas."
Resultados da Formação Docente
"As vivências foram maravilhosas, assim como o retorno dos professores na nossa posterior avaliação", destacou Adriana. Nesse questionário avaliativo, foram apontados a riqueza da diversidade nas abordagens de diferentes temáticas, assim como as competências que podem ser desenvolvidas dentro de cursos, áreas e metodologias diversas. "Eles se surpreenderam com o trabalho apresentado pelos colegas e valorizaram muito as práticas uns dos outros."
Para a coordenadora, esse tipo de formação é um diferencial e um marco para a Instituição, ao passo que se confirmou a qualidade do corpo docente e o compromisso dos profissionais com o processo de aprendizagem acadêmico. "É um compromisso da Universidade a qualificação do nosso corpo docente e a capacitação constante com relação ao projeto pedagógico da aprendizagem por competências", apontou.
Para quem quiser relembrar algum relato ou não conseguiu acompanhar as lives em tempo real, todos os encontros foram gravados na íntegra e estão disponíveis na sala de formação permanente dos professores, dentro da plataforma Aula.
Emily Ebert
Estagiária de Jornalismo da Ulbra Canoas
Tags
Notícias relacionadas
-
25
NOVEDIÇÃO ESPECIAL III Semana Acadêmica de Direito homenageia professor Alexandre Mandelli -
12
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios: cinco painelistas abordam novas perspectivas de mercado -
06
NOVNovo Jeito Ulbra de Ser Professores e técnicos-administrativos participam de capacitação -
29
JULCICLISMO Ulbra São Jerônimo presente no 7º Desafio Bike Butiá
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado