Congresso
Experiências municipais em saúde mental
Evento internacional debate Apoio Matricial em Saúde Mental
O relato de representantes do poder público sobre o tratamento oferecido em unidades de saúde e centros de atenção psicossocial dominou grande parte da programação desta quinta-feira (04.10), do II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial. Com o tema Saúde Mental na Atenção Primária, o evento segue até o dia 05.10, no Centro de Eventos Plaza São Rafael, em Porto Alegre.
As perspectivas e as experiências relacionadas ao atendimento prestado na rede de atenção à saúde dos municípios brasileiros serviram de pauta para a palestra Apoio Matricial em Saúde Mental, ministrada pela professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Magda Dimenstein. “A atenção básica tem um potencial enorme de solucionar a maioria dos problemas que chegam às unidades de saúde”, comentou. Segundo a pesquisadora, a Saúde Mental na Atenção Primária se destaca por possuir amplo conhecimento da cultura e das preferências da população, foco no território e na atenção domiciliar, flexibilidade na oferta de cuidados e participação ativa do usuário no processo de elaboração do seu plano individual de cuidados.
O tema também foi abordado na mesa-redonda Apoio Matricial em Saúde Mental: Experiências Municipais, que destacou as práticas e políticas adotadas pelas secretarias de Saúde de Porto Alegre e de municípios da Região Metropolitana. O debate teve a participação de representantes da Prefeitura Municipal de Porto Alegre e do Centro de Assistência Psicossocial (CAPS), de Gravataí, além do médico psiquiatra e professor da Universidade Federal do Ceará, Luiz Fernando Tófoli.
Outras informações sobre o II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial estão disponíveis no site www.ulbra.br/saude-mental.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
10
DEZAproximação Ulbra Itinerante presente no Ensino Médio da região Carbonífera -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros