Saúde Mental
Congresso Internacional tem recorde de inscritos
Profissionais da Saúde debatem a Saúde Mental
II Congresso Internacional de Saúde Mental tem recorde de inscritos
Palestra sobre as políticas de saúde mental adotadas no Brasil abre Congresso de Saúde Mental
A ULBRA realizou nesta quarta-feira (03/10) a abertura do II Congresso Internacional de Saúde Mental e Reabilitação Psicossocial que tem como tema a Saúde Mental na Atenção Primária, levando em consideração o contexto da área no Brasil. A cerimônia para marcar o início das atividades, que vão até sexta-feira (05/10), foi realizado no Centro de Eventos do Plaza São Rafael, em Porto Alegre, para debater o bem-estar e o equilíbrio emocional como fatores importantes para alcançar a qualidade de vida. O evento bateu recorde de inscritos com 1.224 participantes, deixando mais de 300 pessoas em uma lista de espera por vagas.
“Entendemos que as pessoas que estão neste evento hoje sabem da importância do tema, que é fundamental para a vida em sociedade. Esperamos que o encontro traga bons frutos, produzindo ações concretas nos atendimentos”, projetou Vera Lucia Pasine, presidente do Conselho Regional de Psicologia (RS). Já a professora Alice Hirdes apontou que “doenças físicas e mentais são uma realidade em nossa sociedade. Neste sentido, o primeiro atendimento é fundamental”, finalizou.
O reitor da ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, parabenizou os organizadores do evento. “Agradeço a todos pelo sucesso nesta empreitada. O número de inscritos mostrou que o tema é de suma importância e que todas as pessoas que estão aqui para ministrar seu conhecimento são extremamente relevantes para a área. Outro aspecto positivo, é que o evento congrega profissionais de diversas partes do país e do exterior, ratificando que a ULBRA é uma Universidade de abrangência nacional. Um dos elementos que está no DNA da nossa Instituição é que temos de levar o desenvolvimento e a qualificação para todas as regiões. Hoje, fazemos isto com os profissionais da Saúde através deste evento”.
Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro com experiência na área de Saúde Coletiva e Saúde Mental e representante do Instituto de Psiquiatria do Núcleo de Pesquisas em Políticas Públicas de Saúde Mental (RJ), Pedro Gabriel Godinho Delgado destacou a oportunidade de se discutir o tema. “Para as pessoas que militam no campo da reforma psiquiátrica, a saúde mental na atenção primária é a nova fronteira a ser desbravada”, ressaltou.
A palestra de abertura contou também com a participação do médico psiquiatra, Roberto Tikanory, que coordena o departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde e possui ativa participação na história no movimento da reforma psiquiátrica no Brasil. Ainda hoje, a partir das 14h, iniciaram os painéis, apresentação de pôsteres, debates e o lançamento dos livros Saúde Mental e Arte: Práticas, Saberes; e Debates e Esperança Equilibrista. A programação completa do II Congresso Internacional de Saúde Mental está disponível no site www.ulbra.br/saude-mental.
Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Erwin Francisco Tochtrop Júnior; o diretor da ULBRA Gravataí, Orlando Konrad; o capelão da ULBRA Gravataí, Rafael Nerbas; e a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Porto Alegre, Loiva Leite.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
10
DEZAproximação Ulbra Itinerante presente no Ensino Médio da região Carbonífera -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros