Internacionalização
Sarau das Nações movimenta os campi da Ulbra
Nesta 10ª edição, sete unidades estarão promovendo o evento
"Desejamos que todos sintam a alegria e a diversidade do povo mexicano. A proposta do Sarau das Nações é trazer as principais características que o México tem, quer seja na sua comida, na literatura, na música, na fé e em outros momentos marcantes desta cultura." É com entusiasmo que professora Andréa Athaydes, assessora de Relações Internacionais da Ulbra, apresenta a proposta do evento que já está em sua 10ª edição.
Tendo como tema os 500 anos da proclamação de Veracruz, considerado um dos primeiros municípios da América Latina, o Sarau das Nações será realizado durante quatro dias, entre 27 e 30 de maio, em sete unidades da Ulbra: Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Gravataí, São Jerônimo, Santa Maria e Torres.
"A programação está bem variada. Destaque para as aulas públicas, também para a exposição, que vai apresentar alguns elementos de roupas inspirados no Dia dos Mortos, produzido pelo curso de Design de Moda de Canoas. Tem também o Varal Literário, trabalho desenvolvido conjuntamente entre o curso de Letras e o Instituto Tecnológico de Sonora (ITSON), instituição mexicana que temos convênio. O ITSON fez boa parte da seleção dos poemas para serem reproduzidos aqui. O bacana do Varal é que, depois, serão disponibilizados para exposição itinerante em outros campi", Andréia explica com detalhes.
Previsto para ocorrer também em Canoas, o Café com Idiomas em língua espanhola será especial: contará com a presença de duas nativas mexicanas que, nascidas em regiões diferentes, irão partilhar com público palavras e expressões de seus locais de origem, mostrando a diversidade dentro do mesmo país. Uma das convidadas é nascida na cidade que é tema do Sarau: Veracruz. Este projeto tem a participação do curso de Letras e do Centro Acadêmico de Secretariado Executivo Trilíngue, ambos de Canoas.
Além dos alunos e colaboradores, a organização do Sarau também pensou na comunidade do município canoense e organizou sessões diárias, no turno da tarde, de filmes que retratam o México de várias formas. Foram selecionados quatro longas metragens que serão projetados gratuitamente: Viva: a vida é uma festa, Frida, Roma e Sob a mesma lua.
Veja aqui a programação completa do 10º Sarau das Nações
A Universidade tem convênio com o Instituto Tecnológico de Sonora - ITSON (www.itson.mx) e a Universidad Veracruzana (http://www.uv.mx).
Além dos cursos já citados, também estão envolvidos a Fotografia, Estética e Cosmética, Arquitetura, Administração, Design, Psicologia e Educação Física.
O 10º Sarau das Nações tem apoio do Consulado Geral do México, da Universidad Veracruzana, ITSON, Fundación 500 años de La Veracruz, Fulbra e Restaurante Guacamole Cocina Mexicana.
Assista aqui o vídeo de apresentação dos 500 anos da fundação de Veracruz.
Assista aqui o depoimento de uma aluna da Universidad Veracruzana.
Assista aqui o depoimento de um aluno da Universidad Veracruzana.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Assessora de Comunicação e Marketing - Ulbra
Notícias relacionadas
-
22
NOVRELAÇÕES INTERNACIONAIS Curso de Administração promove aula internacional com professor do Peru -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
28
OUTRECONHECIMENTO Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageia Ulbra São Jerônimo -
11
OUTPLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Ulbra presente no 12º Fórum de Infraestrutura e Logística
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes