Internacionalização
Ulbra assina convênio com a Universidade San Martin de Porres
Parceria prevê projeto para graduação e pós-graduação
Recentemente, a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) assinou um convênio com a Universidade San Martin de Porres (USMP), do Peru. Este acordo teve início através do curso de Odontologia da Ulbra, por intermédio do professor Carlos Alberto Feldens, que foi convidado a participar como pesquisador de um projeto na área da saúde para a América Latina que envolve 11 países.
A assinatura do documento pressupõe a colaboração mútua entre as instituições nas atividades de capacitação docente, de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, além de intercâmbio de professores e alunos, tanto na graduação quanto na pós-graduação.
Para o reitor da Ulbra, Ricardo Willy Rieth, o convênio estabelecido com a maior universidade do Peru, em termos de número de alunos e de campi, "reforça cada vez mais a busca da Universidade, a partir de seu PDI, no aprofundamento do processo de internacionalização. Estamos muito contentes com esta aproximação. Isso abre perspectivas para outras áreas além da odontologia, que foi o ponto inicial deste acordo". A Universidade San Martin de Porres está entre as três melhores universidades privadas do Peru.
"Isso é o começo de um projeto que provavelmente vai resultar em aulas por webconferência e, posteriormente, quem sabe, intercâmbio de professores e alunos. Sem dúvida isso enriquece bastante a graduação e a pós-graduação", destaca o professor Carlos Alberto Feldens, que é docente e membro do Conselho do Programa de Pós-graduação em Odontologia e que fará parte do do comitê técnico responsável por planejar, executar, analisar e supervisionar as atividades resultantes do acordo entre as instituições de ensino. Para Feldens, "a internacionalização está sendo valorizada em todo o mundo, essa é uma tendência e necessidade de se conseguir uma melhora do conhecimento e das produções científicas, e que, certamente vai atingir positivamente a população, sendo beneficiada com tudo isso".
Segundo a assessora de Relações Internacionais, Andréia Athaydes, esta é a segunda aproximação com a universidade peruana. O primeiro contato ocorreu entre o final de 1990 e início de 2000 através do curso de Comunicação Social, Relações Públicas. "Já tivemos oportunidades de orientar alunos peruanos em seus trabalhos e ministramos aulas por lá, mas nunca se chegou a viabilizar um convênio", afirma Andréia. A assessora também destaca que "é a retomada de um contato importante, pois a instituição peruana é uma das mais reconhecidas no país. Estamos recuperando e institucionalizando este contato, fortalecendo a internacionalização da Ulbra, um dos pontos de destaque do nosso Plano de Desenvolvimento Institucional".
O convênio firmado pela Ulbra e pela Universidade de San Martin de Porres tem a vigência de dois anos.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
28
NOVEXPANDINDO HORIZONTES Gestor Operacional do CREA-RS dialoga com futuros Engenheiros de Produção -
28
NOVCONHECENDO A REGIÃO Alunos de Medicina conhecem unidades de saúde de Butiá -
25
NOVEDIÇÃO ESPECIAL III Semana Acadêmica de Direito homenageia professor Alexandre Mandelli
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes