Reconhecimento
Odontologia da Ulbra é a melhor do Estado
Resultado foi divulgado pelo Ranking Universitário Folha (RUF)
Mais uma vez o curso de Odontologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) é destaque. Desta vez, a distinção veio através do resultado divulgado pelo Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal Folha de São Paulo desde 2012.
O curso de Odontologia ficou na primeira colocação entre os cursos ofertados por Instituições de Ensino Superior particulares do Estado, na segunda posição em cursos ofertados por IES no país e, na categoria geral de instituições públicas e privadas, ficou entre as três melhores do Rio Grande do Sul. Já entre todos os 300 cursos de Odontologia avaliados no Brasil, ficou na 11ª posição.
"Isso confirma a perspectiva que nós temos em relação ao nosso curso de Odontologia que está presente em Canoas, Cachoeira do Sul e Torres, como um curso de referência do ponto de vista do seu corpo docente, da sua infraestrutura, das ofertas de extensão, pesquisa e de aprendizagem", explica Ricardo Willy Rieth, reitor da Universidade, sobre a posição da Instituição no RUF 2018. Rieth também salienta que é um curso focado na prevenção e que fez história em termos de currículo. "Como Reitoria queremos reconhecer toda a dedicação das coordenações e dos seus professores, que atuam em diferentes âmbitos, e de forma muito especial os acadêmicos, que, a partir da autogestão da sua aprendizagem, têm contribuído para tornar o curso o que ele é."
Para o pró-reitor Acadêmico Pedro Antonio González Hernández, o curso de fato é de excelência. "São avaliados grandes indicadores: qualidade de ensino, corpo docente e percepção de mercado, entre outros, e em todos estes quesitos tivemos avaliações muito positivas. O curso é de excelência desde a estrutura de aprendizagem de graduação, na pós-graduação e todo o trabalho dedicado às comunidades onde estamos inseridos. A dedicação e a paixão vividas por aqueles que se dedicam ao curso remetem à caminhada no modelo transformador de universidade." Hernández também reconheceu o resultado de outros cursos, agradecendo a dedicação de todos.
Coordenadores do curso comentam sobre o resultado
O curso de Odontologia da Ulbra está presente nos campi de Cachoeira do Sul, Canoas e Torres. O resultado do ranking foi comemorado, também, pelos coordenadores dos respectivos locais Rubem Beraldo dos Santos, Adair Luiz Stefanello Busato e Ricardo Dias de Pinho.
Para o coordenador Rubem dos Santos, o resultado traz mais um reconhecimento nacional. "Subimos seis posições em relação a 2017, por que isso ocorreu? Isso é fruto de muito trabalho, de uma concepção curricular de vanguarda no país inteiro. Temos um corpo docente qualificadíssimo de mestres e doutores, programas de pós-graduação estruturados e também um grande impacto positivo nas comunidades onde estamos presentes em Cachoeira do Sul, Canoas e Torres. A união do curso entre esses três campi, com propósito de crescimento pedagógico, na pesquisa e extensão, talvez seja uma das marcas mais fortes que hoje a Odontologia da Ulbra apresenta. Estamos no caminho certo."
Conforme o coordenador de Canoas, Adair Luiz Busato, "Estamos de parabéns. O resultado é um avanço significativo. Evoluímos muito em 20 anos e hoje nós temos ampla atuação na graduação e pós-graduação. Conseguimos chegar no segundo lugar entre os 18 cursos que existem no estado entre os quais muitos são mais tradicionais e antigos em termos de fundação. Foram avaliados vários pontos e somos destaque nas publicações de teses, citações na literatura, repercussões científicas, fomento externo, publicações de docentes, sem contar o excelente Grupo de Pesquisa em Recursos e Inovações Tecnológicos em Odontologia (Rito). Outro diferencial que chama atenção é que acadêmicos da pós-graduação atuam na graduação orientando e participando das clínicas, matriz do programa de pós-graduação do curso. Destaque, também, para o projeto pedagógico, que é revolucionário e que inclui a extensão como disciplina, além da empregabilidade, que foi avaliado por mais de 5 mil analistas de RH e obtivemos percepção excelente".
Segundo Ricardo Pinho, coordenador do curso em Torres, "O esteio deste reconhecimento vem de um projeto pedagógico consistente e coerente, formulado para contemplar as necessidades técnicas teóricas e práticas que compõem a construção de sua estrutura, suprindo sua missão social, preparando o aluno para a leitura e atuação na comunidade em que se insere. Articulando estas estratégias, um corpo docente qualificado e dedicado trabalha com equipamentos de última geração, em clínicas e laboratórios extremamente condizentes com as necessidades de seus acadêmicos e capacitam-se periodicamente para ofertar o que há de melhor dentro da sala de aula. Esta posição nos honra e nos estimula para uma política constante de superação".
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Notícias relacionadas
-
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
28
NOVEXPANDINDO HORIZONTES Gestor Operacional do CREA-RS dialoga com futuros Engenheiros de Produção -
28
NOVCONHECENDO A REGIÃO Alunos de Medicina conhecem unidades de saúde de Butiá -
25
NOVEDIÇÃO ESPECIAL III Semana Acadêmica de Direito homenageia professor Alexandre Mandelli
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado