Reforma Luterana
Lançado o Festival de Curtas da Reforma
Projeto celebra o jubileu da Reforma e fomenta reflexões sobre o movimento
A Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), através da Rede de Escolas da Ulbra e a Capelania Geral, com o apoio do Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, lança o Festival de Curtas da Reforma. A finalidade é celebrar os 500 anos da Reforma Protestante através de vídeos de curta duração produzidos por alunos das escolas mantidas pela Aelbra, escolas filiadas à Associação Nacional de Escolas Luteranas (Anel) e estudantes das escolas que participarão dos Jogos Internacionais Luteranos deste ano.
O Festival de Curtas da Reforma pretende fomentar leituras reflexivas a respeito do movimento que causou uma revolução social e política no mundo todo, através da arte, cultura, educação, ciência, entre outros. A ideia é incentivar e valorizar a capacidade criativa dos alunos e o uso das tecnologias, fortalecer a identidade confessional de escolas luteranas, criar ambiente que oportunize construções transversais envolvendo diferentes disciplinas do currículo escolar, motivar a participação em ações de celebração dos 500 anos da Reforma e o diálogo entre fé e cultura.
Sobre o vídeo
O vídeo deverá ter de dois minutos e meio a quatro minutos de duração, abordando a temática central voltada para a Reforma Luterana/Protestante. Os roteiros poderão tratar a parte histórica ou refletir sobre os temas centrais do movimento. As técnicas de produção e edição dos vídeos são de escolha livre, respeitando-se a legislação brasileira no que se refere a direitos autorais. O vídeo terá liberdade de expressão artística, respeitando-se os princípios e valores estabelecidos no regulamento que está presente na página do evento: www.ulbra.br/curtas-da-reforma.
Etapas do Festival
O Festival terá duas etapas distintas e complementares: local e final. Na primeira etapa, os vídeos serão produzidos pelos alunos de cada escola, envolvendo professores e colaboradores. A escola promoverá a exibição dos vídeos e a comunidade escolar irá escolher qual será o seu representante na etapa final, que ocorre de agosto a setembro deste ano.
Na etapa final, haverá um evento onde serão exibidos os vídeos finalistas, dentre os quais será anunciado o vídeo vencedor, conforme os critérios de avaliação do júri. Também haverá premiação para o vídeo mais visualizado no site de vídeos digital YouTube.
Premiação
O aluno ou a equipe do vídeo vencedor da etapa nacional receberá como prêmio um notebook. No caso de o vídeo vencedor ser de autoria de uma equipe, cabe à equipe, em acordo com a direção de sua escola, definir o uso ou partilha do prêmio. Também a escola do vídeo vencedor receberá um notebook.
As inscrições estão abertas!
Adriana Marques
Jornalista - MTb.:8.354
Coordenadora da Assessoria de Imprensa e Relacionamento
Tags
Notícias relacionadas
-
06
DEZATIVIDADE PRÁTICA Alunos de Medicina fazem primeira dissecção em cadáver humano -
28
NOVEXPANDINDO HORIZONTES Gestor Operacional do CREA-RS dialoga com futuros Engenheiros de Produção -
28
NOVCONHECENDO A REGIÃO Alunos de Medicina conhecem unidades de saúde de Butiá -
25
NOVEDIÇÃO ESPECIAL III Semana Acadêmica de Direito homenageia professor Alexandre Mandelli
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes