Jovem Aprendiz
Começa programa Jovem Aprendiz no Colégio Ulbra São Lucas
Cursos são gratuitos e contratos de trabalho são regidos pela CLT
O Colégio Ulbra São Lucas, de Sapucaia do Sul, será o pioneiro da Rede de Escolas da Ulbra a agregar o programa Jovem Aprendiz, do Governo Federal. As matrículas já estão abertas para o curso de Assistente Administrativo, que possui carga horária de 800 horas, divididas igualmente entre teoria na escola e prática na empresa. A primeira turma de aprendizes será contratada pela Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Rede de Escolas. Para fazer a inscrição, o candidato deve possuir idade mínima de 14 anos, estar matriculado e frequentando a escola, carteira de trabalho, carteira de identidade e CPF.
O horário das aulas será das 14h30min às 17h, em duas tardes da semana, onde o aluno terá acesso às disciplinas de Informática, Trabalho em Equipes, Qualidade e Meio Ambiente, Fundamentos da Administração, Atendimento ao Público, Elaboração e Controle de Documentos e Prática na Empresa. Posteriormente, colégio vai disponibilizar outro curso dentro do programa federal, de Operador de Microcomputador, que está aguardando adequação do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As primeiras 30 semanas do curso serão de aulas teóricas na escola, a carga horária de teoria é de 400 horas/aula, que irão se somar a mais 400 horas/aula de prática profissional. O Jovem Aprendiz receberá uma remuneração mensal e todas as garantias concedidas pela CLT.
A implantação do Jovem Aprendiz no Colégio Ulbra São Lucas nasceu da percepção da direção de que poderia ampliar sua atuação na comunidade da região, ofertando cursos gratuitos aos jovens, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social, e também auxiliando as empresas que precisam cumprir a legislação, contratando, no mínimo, 5% de sua força de trabalho de jovens aprendizes. O projeto foi aprovado pela presidência da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), mantenedora da Rede de Escolas da Ulbra, e contou com apoio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) de Sapucaia do Sul, que aprovou a condição de escola de aprendizagem, e da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no RS, através do núcleo de Aprendizagem, que está acompanhando a homologação do nome da escola junto ao Ministério do Trabalho e Previdência Social. "Ao mesmo tempo em que a Aelbra pratica a responsabilidade com a comunidade, especialmente com jovens em vulnerabilidade social, no que tange ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o projeto atende a demanda de formação a aprendizes indicada pela Lei da Aprendizagem e vai ao encontro do setor produtivo da região, que possui oferta de espaços de trabalho", explica o diretor do Colégio, Everton Vargas.
O programa federal de estímulo ao ingresso do jovem no mercado de trabalho foi criado em 2005, com o objetivo de aumentar as chances de atuação dos jovens no mercado de trabalho através de preparo e treinamento necessário. O apoio e parceria de grandes empresas é fundamental para promover a capacitação efetiva dos jovens. Nesta modalidade de contrato de trabalho, a carga horária é reduzida para que não atrapalhe os estudos, devendo ocupar no máximo seis horas por dia. A remuneração é diferenciada, sendo proporcional ao tempo de trabalho, com direito aos benefícios da CLT: vale transporte, alimentação, férias e 13º salário. De acordo com a diretora de Ação Social e Filantropia da Aelbra, Liliana Regina Ramos, o programa vem ao encontro do caráter social da Instituição. "Desempenhamos a nossa função social dando condições para os jovens que pretendem, que precisam e que querem ingressar no mercado de trabalho", afirma.
Após a Lei nº 10.097/2000, que cria as Entidades Formadoras de Aprendizagem, ampliou-se o leque de ofertas de Aprendizagem Profissional. No Rio Grande do Sul, a demanda no percentual mínimo exigido é de 97.500 Aprendizes. "Chegamos ao número de 55.000 aprendizes contratados, mas precisamos avançar, pois existe um rol imenso de jovens aguardando uma oportunidade de ingresso no mercado de trabalho que a Lei da Aprendizagem oferece e com qualidade", afirma a coordenadora da Aprendizagem da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do RS, a auditora fiscal do Trabalho, Denise Brambilla González. "Na concepção que temos como Norte, de que aprendizagem profissional é para todos, vemos com grande satisfação que a Ulbra está engajada em oportunizar aos nossos jovens não somente um doutorado ou especialização, mas em proporcionar um caminho para que esses jovens consigam chegar lá. Parabéns pela iniciativa e que Deus seja o condutor desses projetos", conclui a coordenadora.
Onde providenciar os documentos necessários:
Em Porto Alegre
No TudoFácil, podem ser encaminhados todos os documentos exigidos, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade e CPF.
TudoFácil Centro
Das 7h30min às 19h30min
Avenida Borges de Medeiros, 521, Bairro Centro, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
TudoFácil Zona Sul
Das 7h30min às 19h30min
Avenida Wenceslau Escobar, 2.666, Bairro Tristeza, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
Em Canoas
Na Central do Cidadão
Rua Ipiranga, 120
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 510 1234
Em Esteio
Carteira de Trabalho
Das 8h às 17h
Na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS)
Rua Dom Pedro, 597 - sala 2
Fone: (51) 3458-7444
Em Sapucaia do Sul
Carteira de Trabalho
FGTAS
Das 8h às 16h
Av. Assis Brasil, 47
Fone: (51) 3451-6900
Em São Leopoldo
Carteira de Trabalho
SINE
Das 9h às 17h
Rua Marques Do Herval, 651
Caren Moraes
Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
19
JULDIA DO AMIGO Psicologia e Pastoral levam alegria a pacientes do Hospital São Jerônimo -
02
MAISOS RIO GRANDE Ulbra arrecada doações para atingidos pelas enchentes no RS -
16
SETSOS Vale do Taquari Ulbra e comunidade captam mais 6 toneladas de doações ao Vale do Taquari
Últimas notícias
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
20
NOV2ª EDIÇÃO Arena de Negócios cumpre seu propósito de estimular a economia regional -
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024