Cultura
Maestro sueco Ilya Stupel rege a Orquestra de Câmara da Ulbra
Concerto será no domingo (13/9), no Leopoldina Juvenil, com entrada franca
O maestro Ilya Stupel desembarca pela primeira vez em Porto Alegre para reger a Orquestra de Câmara da Ulbra, no próximo Domingo Clássico Juvenil. O concerto é financiado pelo Pró-Cultura RS, com patrocínio de GVT e ocorre no domingo (13/9), às 19h, na Associação Leopoldina Juvenil (Marquês do Herval, 280), com entrada franca.
Stupel vem se destacando principalmente à frente de orquestras escandinavas. Nascido na Lituânia, o músico vive na Suécia desde 1968. Começou a tocar piano aos três anos e seguiu sua formação musical na Polônia, Suécia, Dinamarca e Itália. Atuou como maestro do Teatro Municipal Malmo (Malmö Opera, de Estocolmo), diretor musical no Teatro de Helsingborg e realiza trabalhos na Escandinávia e em países como Estados Unidos, Espanha, França e Alemanha. Com a Orquestra de Câmara da Ulbra, apresentará um programa com obras de dois compositores nórdicos -- o finlandês Jean Sibelius (1865 -- 1957) e o norueguês Edvard Grieg (1843 -- 1907) -- além de um dos expoentes do Romantismo tardio, o russo Piotr Ilitch Tchaikovsky (1840 -- 1893).
O concerto inicia com Romanze in C, op 42, de Sibelius. Considerado um dos compositores mais populares do fim do século XIX e início do XX, sua música também teve importante papel na consolidação de uma identidade musical finlandesa.
Na sequência, a Orquestra executa Holberg Suite, de Grieg, o mais forte expoente da cultura musical escandinava. A peça foi escrita 1884, para homenagear o grande escritor e filósofo Ludvig Holberg, cujo bicentenário seria comemorado naquele ano.
O concerto encerra com Serenata para Cordas, de Tchaikovsky. A obra foi diretamente influenciada por Mozart, de quem o compositor era grande admirador. Peça eclética e emocional, de um romantismo extremo, trata-se, certamente, da obra escrita para orquestra de cordas mais tocada no mundo.
DOMINGO CLÁSSICO JUVENIL: ORQUESTRA DE CÂMARA DA ULBRA
Quando: Domingo, dia 13 de setembro, às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280)
Entrada Franca (*Em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Instituto Popular de Arte-Educação (IPDHAE), sugere-se a doação de agasalhos, alimentos não perecíveis, brinquedos, produtos de higiene e limpeza e equipamentos de informática.)
PROGRAMA:
JEAN SIBELIUS (1865 -- 1957): Romanze in C, op 42
EDVARD GRIEG (1843 -- 1907): Holberg Suite
PIOTR I. TCHAIKOWSKY (1840 -- 1893): Serenata para Cordas
REGÊNCIA: ILYA STUPEL (SUÉCIA)
Realização: Orquestra de Câmara da Ulbra | Patrocínio: GVT | Financiamento: Pró-Cultura RS -- Secretaria de Estado da Cultura -- Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Raphaela Donaduce Flores
Jornalista
Dona Flor Comunicação
Notícias relacionadas
-
20
NOVCultura Orquestra da Ulbra apresenta Clássicos do Samba com a cantora Roberta Sá -
18
NOVEDIÇÃO REGIONAL Ulbra sedia XXll Olimpíadas das Apaes da Região Carbonífera -
28
OUTRECONHECIMENTO Movimento Tradicionalista Gaúcho homenageia Ulbra São Jerônimo -
25
SETEntrada franca Orquestra da Ulbra recebe Sofia Aguirre no Domingo Clássico
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes