Planejamento Estratégico
Aelbra realiza o VI Planest
Ulbra Manaus sedia Encontro de Planejamento Estratégico
O Centro Universitário Luterano de Manaus recebeu nos dias 27, 28 e 29 de julho as Presidências e representantes da Assembleia de Associados e Conselho de Administração, bem como a Diretoria Executiva da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra), assim como Reitores e Diretores das Unidades da Ulbra das regiões Sul, Norte e Centro-Oeste para a realização do VI Encontro de Planejamento Estratégico da Organização - Planest. Durante os três dias, os gestores reuniram-se para acompanhar os resultados operacionais e o orçamento de 2015/I, compartilhar boas práticas e projetar a próxima fase de desdobramento do Mapa Estratégico da Associação pelo método Balanced Scorecard. O evento também contou com a presença de lideranças da Fundaplub - entidade que administra programas de financiamento estudantil - para a capacitação dos gestores e colaboradores da Ulbra nas práticas de oferta do novo crédito universitário CredIES Ulbra.
No primeiro dia dos trabalhos, ocorreu na Unidade de Manaus a volta às aulas e a recepção aos calouros. A Diretora de Planejamento e Desenvolvimento da Aelbra, Iari de Menezes, proferiu palestra para cerca de 350 estudantes, discorrendo sobre o tema do ensino superior como projeto e plano de vida e as premissas para uma aprendizagem eficaz e significativa. Também contribuíram para a noite de recepção aos alunos os representantes da Fundaplub informando e orientando sobre o Programa de Financiamento Estudantil CredIES Ulbra.
Durante toda terça-feira, os participantes do Planest reuniram-se no Auditório Magdalena Arce Daou para as reuniões de trabalho do planejamento. O pastor-capelão do CEULM/Ulbra, Gerson Prates, realizou o devocional, seguido da saudação do Reitor do CEULM/Ulbra, Valdemar Sjlender. O Presidente da Mantenedora, Paulo Augusto Seifert, fez um pronunciamento de abertura afirmando a importância do evento para a Aelbra. "Apoiamos a iniciativa de nos reunirmos para um evento produtivo e significativo como este", disse Seifert.
A pauta principal da primeira discussão foi a parceria com a Fundaplub, onde os gestores das Unidades receberam capacitação para oferecerem o CredIES Ulbra aos seus alunos. Nívio Delgado, Diretor-Superintendente da Fundaplub, destacou que através do crédito universitário CredIES Ulbra é possível auxiliar as pessoas que não possuem renda o suficiente para manter o custo mensal de um curso superior. "Juntos, estamos alcançando várias classes socioeconômicas e contribuindo de forma significativa para a educação superior no país. O aluno que antes não encontrava alternativas viáveis para ingressar na universidade, hoje pode estudar pagando inicialmente 50%", disse o diretor.
Na parte da tarde, realizou-se a Reunião Quinzenal da Diretoria Executiva da Aelbra, atendendo extensa pauta proposta por Reitores e Diretores de Unidade, bem como apresentando aos participantes a nova estrutura e funcionamento da Gerência de Comunicação Corporativa e Marketing da Aelbra, que ora assume as funções até então sob responsabilidade da Assessoria de Comunicação - ACS Nacional, agora sob a gerência de Margarete Dambrowski e das coordenações corporativas de Adriana Marques, Daniela Stiebe e Daniela Fofonka.
Planejamento Estratégico
Durante os dois dias do VI Planest, as lideranças das Instituições de Ensino Superior mantidas pela Aelbra debateram temas emergentes sobre gestão do ensino superior com vista à mobilização de suas equipes frente à nova etapa de planejamento local e regional que se inicia sob sua direção. Foram desenvolvidas pautas como análise do ambiente externo e interno das mantidas a partir de pesquisa de dados do Inep; status dos projetos estruturantes do BSC; plano diretor de TI; metodologia do diálogo estratégico; e orientações sobre os diagnósticos a serem realizados pelas mantidas da Aelbra.
Para Romeu Forneck, Diretor Executivo da Aelbra, é necessário fortalecer a consciência de que o modelo de Governança Corporativa, adotado pela Aelbra, traz à luz as competências de todas as pessoas da Organização. Por isso, precisamos seguir capacitando-nos para melhorarmos nossas entregas e tornarmos a nossa Instituição ainda mais competitiva. "O planejamento é uma importante possibilidade para o sucesso de grandes processos de mudança. Temos provas de que o nosso trabalho está dando certo: a clara visão sobre qual é o nosso negócio; o equilíbrio econômico-financeiro; a reação positiva de nossas matrículas e a receptividade dos credores às nossas propostas para o equacionamento das dívidas. Na Aelbra, apresentam-se sinais muito positivos do crescimento da confiança, condição sine qua non da esperança. Estamos conseguindo reconquistar legitimamente a Instituição através da mobilização interna e da sociedade", comemorou.
Na abertura dos trabalhos do segundo dia, dedicado principalmente ao planejar e suas técnicas, o Presidente do Conselho de Administração da Aelbra, Rogério Diolvan Malgarin, fez-se presente através de um vídeo de saudações, marcado pela máxima de que "planejamento sem oração é presunção; devemos planejar como se tudo dependesse de nós, mas orar como se tudo dependesse do Senhor". Reafirmou, em nome do Conselho que lidera, a importância de planejar para agir com eficiência.
Dentre os pronunciamentos da reunião, o Diretor de Administração e Finanças da Aelbra, Valter Kuchenbecker, explanou sobre a relevância do planejamento estratégico para compartilhar e agregar mais conhecimentos sobre gestão do ensino superior face aos desafios dos atuais cenários. "Nosso compromisso com a educação é o nosso foco e, por isso, é fundamental incorporar no nosso trabalho as práticas da gestão altamente profissionalizada. Na tomada de decisões é preciso manter os quatro pilares das diretrizes estratégicas: valorizar as pessoas, encantar os alunos, equilibrar as finanças e fortalecer a identidade luterana. Enquanto estrutura corporativa, precisamos de orientação e direcionamento sistêmico, mas também precisamos da expertise de cada região", concluiu.
Ao pronunciar-se no encerramento dos trabalhos, o Reitor do CEULM/Ulbra, Valdemar Sjlender, congratulou-se com todos os participantes pela importante contribuição de mais este evento de planejamento. "Esses dias foram significativos para toda equipe da Ulbra Manaus. Foi um momento de muito aprendizado e agradeço pela confiança que a Diretoria Executiva depositou na nossa Unidade ao sediarmos o VI Planest. Valorizar todos que contribuem para a sustentabilidade da Ulbra é fundamental, pois quem faz a Ulbra e a Aelbra são as pessoas que nelas trabalham", destacou o Reitor da Unidade de Manaus.
O fechamento do encontro foi selado pelas palavras do Presidente da Aelbra, Paulo Augusto Seifert, que compartilhou o principal propósito da Associação. "A estrutura corporativa da Mantenedora tem o propósito de velar e manter as boas condições necessárias ao eficaz funcionamento das mantidas ligadas a ela, tal qual o exemplo do Ministério Público que vela pela adequada organização e funcionamento das Fundações. Agradeço o empenho e dedicação das lideranças comprometidas com o trabalho", concluiu Paulo Seifert.
Notícias relacionadas
-
19
NOVDESENVOLVIMENTO REGIONAL Empresas e Entidades apresentam projetos a gestores municipais -
15
JULJUNTO À COMUNIDADE Equipe diretiva participa de entrevista na rádio Gazeta do Jacuí -
27
OUTFUTURO DA CONSTRUÇÃO NAVAL Retomada da indústria naval é tema de seminário em novembro -
18
OUTR$220 BILHÕES DE INVESTIMENTOS Ulbra reúne empresas da região para discutir retomada da indústria naval
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes