Relações Internacionais
ULBRA firma convênio com o instituto uruguaio IIBCE
Convênio fortalece internacionalização do conhecimento

Uma parceria em pesquisa firmada há mais de uma década entre a ULBRA e o Instituto de Investigações Biológicas Clemente Estable (IIBCE), de Montevideo, foi formalizada na manhã desta quarta-feira (17), com a assinatura de um acordo de cooperação entre as entidades, pelo reitor Marcos Fernando Ziemer. A partir do protocolo assinado, todas as unidades da Universidade com interesse na internacionalização do conhecimento e pesquisa em saúde estarão aptas a se beneficiarem do acordo.
"O trabalho da universidade no âmbito das relações internacionais está sendo intensificado pelos convênios internacionais. Cada vez mais a ULBRA vai se posicionar como uma universidade que amplia ações em todo o mundo, fortalecendo os programas de mestrado, doutorado e projetos de pesquisa. Queremos formar uma rede nos campi do Rio Grande do Sul para que todos os alunos e professores interessados possam realizar esses intercâmbios. O Uruguai tem a facilidade de ser um país próximo e isso só fortalece a política institucional que implantamos e já está gerando resultados", disse Ziemer, após a assinatura do contrato, na Reitoria, no campus de Canoas.
A aproximação entre as duas entidades aconteceu quando o pesquisador uruguaio Wilner Martinez se interessou pela pesquisa da professora Juliana da Silva, que também coordena o Laboratório de Genética Toxicológica, do Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular Aplicada à Saúde (PPG BioSaúde). De lá para cá, há mais de dez anos, muitos trabalhos foram realizados em parceria. Atualmente, A ULBRA e o IIBCE trabalham associadas em uma pesquisa sobre a saúde dos fumicultores do Vale do Rio Pardo.
ACS ULBRA: Caren Moraes - Mtb 11.772
Notícias relacionadas
-
28
MARConquistando o mundo Programa de Intercâmbio da Ulbra tem inscrições abertas até 10 de abril -
22
NOVRELAÇÕES INTERNACIONAIS Curso de Administração promove aula internacional com professor do Peru -
26
JUNMERCADO DE TRABALHO Ulbra oferece 42 novos cursos de extensão com temas atuais -
27
FEVCAPACITAÇÃO Intercâmbio e cursos de Línguas estão entre as oportunidades para 2024/1
Últimas notícias
-
30
MAIMÚSICA CLÁSSICA Gershwin e Bizet são atrações com a Orquestra da Ulbra -
30
MAIPIONEIRISMO Ulbra São Jerônimo celebra 35 anos de história -
29
MAIPOLÍTICA PÚBLICA Ulbra busca apoio do Ministério da Saúde para implantação de projeto -
29
MAIHONRARIA Atuação da Ulbra na enchente é reconhecida pela Câmara Federal