A graduação em Serviço Social da ULBRA é uma formação voltada para preparar profissionais para atuar na promoção de direitos sociais, na formulação e implementação de políticas públicas e no apoio a indivíduos, grupos e comunidades em situação de vulnerabilidade social.
Venha para a ULBRA aprender a ser um profissional multifacetado, capaz de integrar conhecimento teórico, habilidades práticas, postura ética e política na defesa dos direitos e na promoção da justiça social diante das novas demandas sociais.
Formação: Bacharel em Serviço Social
VESTIBULAR 2025/1
EXTRAVESTIBULAR 2025/1
VESTIBULAR MEDICINA 2025/1
VESTIBULAR 2024/2
EXTRAVESTIBULAR 2024/2
VESTIBULAR 2025/1
EXTRAVESTIBULAR 2025/1
VESTIBULAR 2024/2
Fique atento às seguintes dicas:
Conferência de Sala e Prédio
Logo após a confirmação do pagamento da taxa de inscrição no sistema de inscrições, o candidato poderá consultar o número de sala e prédio neste site, no link Consulta de Inscrição.
Chegada no Campus
O candidato deve comparecer ao local com uma hora de antecedência. Ao chegar no campus, deve localizar o prédio e a sala onde vai prestar a prova e chegar antes do horário da prova.
Ingresso na sala de prova
Para a realização da prova, o candidato deve ter em mãos documento de identidade com foto, seu comprovante de inscrição e caneta azul ou preta para preenchimento da grade de respostas.
Prova
A prova para Medicina tem duração de 4 horas e para os demais cursos 2 horas. Leia o Manual do Candidato para ter acesso aos conteúdos que constituem a prova e outras informações importantes.
Atividades para os acompanhantes dos candidatos
A Ulbra prepara uma série de atividades dos cursos de graduação voltadas aos vestibulandos e seus acompanhantes. Enquanto a prova é realizada, os representantes dos cursos da Universidade tiram dúvidas e falam a respeito das atividades desenvolvidas pela profissão. Fique atento ao site do Vestibular para conhecer a programação do dia.
Formatura - Graduação Presencial
1. Neste ano concluo meu curso de graduação. O que devo fazer para encaminhar minha formatura?
O aluno na condição de formando (dois semestres antes da conclusão de curso, ou integralização de 80% da matriz curricular) deverá procurar a sua Coordenação de Curso para informações quanto ao Ato de Colação de Grau e possíveis pendências de disciplinas e documentação.
2. Estou me formando e não tenho interesse em participar da solenidade. Posso solicitar formatura em gabinete? Como funciona?
O acadêmico que optar pela formatura em gabinete deve formalizar sua solicitação pelo protocolo online, conforme Calendário Acadêmico.
3. Outra pessoa pode retirar meu diploma?
Sim. Desde que esta pessoa tenha em mãos um documento de identificação original e uma procuração registrada em cartório, com finalidade específica, autorizando a retirada.
4. Qual o prazo para o meu diploma estar liberado para retirada?
O prazo é de aproximadamente 120 dias, após a Colação de Grau.
5. Meu curso tem o Enade como componente curricular obrigatório. O que ocorre se eu for selecionado e não participar do exame?
Se o acadêmico é formando e é chamado para a prova do Enade deverá obrigatoriamente prestar o exame. Caso contrário ficará com a situação irregular perante o ENADE, estando impedido de colar grau e, consequentemente, de retirar o diploma.
Ouvidoria
1. O que é a Ouvidoria?
Alinhada com sua missão, de ser uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora, a Ouvidoria da Ulbra é um elo de comunicação entre a universidade e seu público interno e externo, buscando ser um canal de escuta e mediação para estudantes, docentes, funcionários técnico-administrativos, bem como para toda comunidade que interage com a instituição. Pautada na sua identidade confessional e diretrizes estratégicas, de valorização da pessoa humana em sua integralidade, a Ouvidoria ajuda a cumprir a visão institucional, da busca da excelência acadêmica e administrativa em todos os seus processos de gestão. onde busca proporcionar iniciativas de caráter estruturador que almejam promover mudanças de relevância e de interesse geral da comunidade interna e externa.
2. Como funciona a Ouvidoria?
A Ouvidoria é o canal de comunicação entre o manifestante e a Ulbra, atuando na mediação entre a Universidade e seu público, que necessita apresentar sua demanda inicialmente nos respectivos setores da Instituição antes de recorrer à Ouvidoria. Qualquer questão deve ser tratada primeiramente com os responsáveis diretos pelos processos: professores, gestores de polo EAD, coordenadores de curso e Central de Relacionamento, por exemplo.
A Ouvidoria recebe manifestações relacionadas a sugestões, reclamações, denúncias ou elogios, preservando o sigilo e a imparcialidade.
O contato com a equipe deve ser realizado preferencialmente via Portal WebAluno, através de protocolo. Também poderá ser realizado através de telefone ou e-mail, com o devido registro da situação apresentada. O prazo de resposta é de até 10 (dez) dias úteis.
3. Qual o horário de funcionamento da Ouvidoria?
Em dias úteis de 2ª a 6ª feira, das 8h às 17h30min.
4. Contato Ouvidoria
Telefone: 51 3462 5670
Ramal interno: 5670
Email: ouvidoria@ulbra.br
Boletos bancários - Graduação Presencial
1. Como faço para ter acesso aos boletos bancários?
O acadêmico poderá retirar seus boletos diretamente no Portal WebAluno (opção POSIÇÃO FINANCEIRA), através do seu usuário e senha, no link http://www.ulbra.br/webaluno
Pagamento de mensalidades - Graduação Presencial
1. Como faço para efetuar o pagamento de um débito que tenho com a ULBRA referentes a anos anteriores?
Entre em contato com o Financeiro de sua unidade para ser informado sobre a situação do débito e as formas de pagamento.
2. Efetuei o pagamento, mas não consta no sistema, o que fazer?
O pagamento leva até 72 horas para entrar no sistema devido a compensação bancária. Caso o pagamento não conste no sistema após este prazo, o acadêmico deverá entrar em contato com o Financeiro de sua unidade, enviando o boleto e o comprovante de pagamento para análise.
3. Efetuei o pagamento da parcela errada, o que fazer?
O acadêmico deverá entrar em contato com o Financeiro de sua unidade para protocolar solicitação de realocação do pagamento para a parcela correta. Unidade Canoas -- Central de Relacionamento/Financeiro: Fone: (51) 3477-9199
4. Qual o dia de vencimento dos boletos de mensalidade?
A data de vencimento é no dia 5 de cada mês. Unidade Canoas -- Central de Relacionamento/Financeiro: Fone: (51) 3477-9199
5. Minhas mensalidades serão fixas até o fim do curso?
Não, o valor do crédito é reajustado anualmente e isso faz com que o valor da mensalidade sofra alteração.
Descontos - Graduação Presencial
1. Sou funcionário da ULBRA e gostaria de solicitar desconto na mensalidade. O que fazer?
O funcionário/dependente deve protocolar a solicitação diretamente no Portal WebAluno (opção PROTOCOLOS), através do seu usuário e senha, no link http://www.ulbra.br/webaluno/
2. Tenho um crédito de semestres anteriores, como devo proceder?
Caso o aluno esteja com sua situação acadêmica de ativo ou trancado no sistema, o crédito será utilizado para abatimento de parcelas em aberto. Para o aluno com cancelamento total ou formado, deverá ser solicitado protocolo de devolução de valores pagos no Portal WebAluno, com seu usuário e senha, no link http://www.ulbra.br/webaluno/
Financiamento FIES - Graduação Presencial
1. O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.
2. Quem pode solicitar o FIES?
Podem solicitar o financiamento os estudantes pré--selecionados no processo seletivo do FIES em cursos presenciais de graduação não gratuitos com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições de ensino superior participantes do Programa, e que atendam as demais exigências estabelecidas nas normas do FIES para essa finalidade.
3. Quem NÃO pode solicitar o FIES?
É vedada a inscrição no FIES a estudante:
Que não tenha sido pré--selecionado no processo conduzido pelo MEC;
Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
Bolsista Prouni 100%;
Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem -- a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);
Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 3 (três) salários mínimos.
4. É exigido o ENEM para o FIES?
Sim. A seleção dos estudantes aptos para a contratação do FIES, a partir do primeiro semestre de 2016, será efetuada exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, observadas as demais normas estabelecidas pelo Ministério da Educação, sendo exigida:
Média aritmética das notas obtidas nas provas do Enem igual ou superior a quatrocentos e cinquenta pontos;
Nota na redação do Enem diferente de zero.
5. O FIES financia todos os cursos? Existe algum limite financeiro para os cursos?
Poderão ser financiados os cursos de graduação com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), ofertados pelas instituições de ensino superior, participantes do FIES.
O FIES financia os cursos de graduação presenciais ofertados com conceito maior ou igual a 03 (três) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), das instituições de ensino superior participantes do FIES.
Os cursos que ainda não possuam avaliação no SINAES e que estejam autorizados para funcionamento, segundo cadastro do MEC, também poderão participar do Programa.
6. Qual é a taxa de juros do FIES?
O Novo Fies não tem juros, tem somente o ajuste do IPCA.
7. Como faço para me inscrever no FIES?
As inscrições dos CANDIDATOS interessados em participar do processo seletivo do Fies referente ao segundo semestre de 2023 deverão ser efetuadas, exclusivamente pela internet, por meio do sistema de Seleção do Fies - FiesSeleção, no endereço eletrônico https://acessounico.mec.gov.br/fies.
Confira o passo a passo para solicitar o financiamento:
1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)
O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
2° Passo: Inscrição no SisFIES
O estudante pré--selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré--seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
3º Passo: Validação das informações
Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
4º Passo: Contratação do financiamento
Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu (s) fiador (es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.
No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.
Atenção! Os prazos para validação da documentação junto à CPSA e para comparecimento à instituição bancária começam a contar a partir da conclusão da inscrição no SisFIES e da validação da inscrição na CPSA, respectivamente, e não serão interrompidos nos finais de semana ou feriados.
8. Como o estudante deve proceder com o aditamento de renovação semestral?
O aditamento de renovação semestral dos contratos de financiamento, simplificados e não simplificados, deverão ser realizados por meio do Sistema Informatizado da Caixa (SIFESWEB), mediante solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) e confirmação eletrônica pelo estudante financiado.
Após a solicitação do aditamento pela CPSA, o estudante deverá verificar se as informações inseridas no SIFESWEB estão corretas e:
I --- em caso positivo, confirmar a solicitação de aditamento em até o prazo determinado pela Caixa. Depois o estudante deve comparecer à CPSA para retirar uma via do Documento de Regularidade de Matrícula (DRM), devidamente assinada pelo presidente ou vice---presidente da Comissão;
II --- em caso negativo, rejeitar a solicitação de aditamento e entrar em contato com CPSA para sanar as incorreções e solicitar o reinicio do processo de aditamento.
Em se tratando da solicitação de aditamento não simplificado, o estudante, após assinar o DRM, deverá dirigir---se ao Agente Financeiro, acompanhado do seu representante legal e dos fiadores, quando for o caso, para formalizar o aditamento ao contrato de financiamento em até 10 (dez) dias contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da confirmação da solicitação de aditamento.
9. O que é aditamento simplificado e aditamento não simplificado?
Aditamento simplificado ocorre quando não há alteração de cláusulas contratuais do financiamento do estudante. Já o aditamento não simplificado ocorre quando há alguma alteração das cláusulas contratuais do financiamento do estudante.
Lembrando que o Agente Operador do FIES poderá incluir e/ou alterar as hipótese de aditamentos simplificados e não simplificados.
10. Existe um percentual mínimo de financiamento pelo FIES?
Não. Existe valor mínimo a ser financiado de R$ 100,00 (cem reais) por mês. O percentual de financiamento dos encargos educacionais será definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita.
11. É necessário ter um fiador para ter acesso ao financiamento?
Para contratação do financiamento é exigida a apresentação de fiador. Existem dois tipos de fiança: a fiança convencional e a fiança solidária.
Ficam dispensados da exigência de fiador os alunos bolsistas parciais do ProUni, os alunos matriculados em cursos de licenciatura e os alunos que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
12. O que é a dilatação de prazo de utilização do financiamento?
A dilatação é o aumento do prazo de utilização do financiamento por até 2 (dois) semestres consecutivos, caso o estudante não tenha concluído o curso até o último semestre do financiamento.
13. Como e quando solicitar a dilatação de prazo de utilização do financiamento?
A solicitação de dilatação de prazo poderá ser solicitada pelo estudante até o dia 15 do mês subsequente ao término do período de utilização Fies.
14. Qual o período da transferência integral de curso?
O estudante poderá transferir de curso uma única vez na mesma instituição de ensino, desde que o período transcorrido entre o mês de início da utilização do financiamento e o mês de desligamento do estudante do curso de origem não seja superior a 18 (dezoito) meses.
15. Qual o período da transferência integral de IES?
O estudante poderá transferir de instituição de ensino uma única vez a cada semestre, não sendo, neste caso, para fins do FIES, considerado transferência de curso.
A solicitação de transferência poderá ser realizada pelo financiado (a) somente no período de aditamento, desde que não tenha sido iniciada a formalização de aditamento de renovação semestral ou suspensão temporária da utilização de financiamento para o semestre referente à solicitação.
16. O que é a suspensão temporária do contrato de financiamento estudantil?
É a suspensão temporária da utilização do financiamento mantida a duração regular do curso para fins de cálculo do prazo de amortização do financiamento.
Financiamento CREDIES - Graduação Presencial
1. O que é CredIes?
O CredIES é uma forma de crédito educacional no qual o estudante paga 50% da mensalidade enquanto estuda para a instituição de ensino; e os outros 50%, após a conclusão do curso, diretamente à Fundacred.
2. Quem concede o financiamento?
O CredIES é oferecido pela Fundacred, em parceria com a ULBRA.
3. Quem pode solicitar?
Qualquer estudante de graduação presencial ou EAD da Universidade pode solicitar o CredIES ULBRA, desde que esteja devidamente matriculado em no mínimo 12 créditos e com a matrícula paga. Com exceções dos cursos de Medicina, que exige matrícula em no mínimo de 30 créditos; e de Medicina Veterinária e Odontologia, que exigem no mínimo 24 créditos.
4. É preciso fiador?
Sim, é necessário um fiador maior de 18 anos, com renda comprovada e sem restrições financeiras. Podendo ser familiar. O fiador pode ser cônjuge.
5. O estudante pode ser seu próprio fiador?
Não.
6. Qual a renda que o fiador precisa apresentar?
Se for um fiador único, a renda deverá ser de 2 (dois) salários mínimos com vigência nacional. Se forem dois fiadores, cada qual, deverá ter uma renda de 1,5 (um e meio) salário mínimo com vigência nacional.
7. A renda do estudante pode ser somada à renda do fiador?
Não.
8. O fiador pode ter dois contratos de financiamento CredIes?
Sim, desde que a renda atenda aos valores dos dois contratos.
9. O aluno precisa comprovar renda?
Não há necessidade.
10. Como solicitar o CredIes?
O estudante deve acessar o site da Fundacred (http://www.fundacred.org.br/site/) e realizar o cadastro no Portal do Estudante. Ele irá realizar seu cadastro e também já deverá informar os dados do fiador, e também anexar sua documentação e do fiador.
11. Quais documentos devem ser anexados?
Fiador: RG, CPF, comprovante de renda, comprovante de residência , certidão de casamento e RG do cônjuge.
Aluno: RG, CPF, comprovante de matrícula ,comprovante de renda, comprovante de residência , certidão de casamento e RG do cônjuge.
12. Como o aluno é avisado que está aprovado?
Ele receberá e-mails informando sobre todas as etapas do processo. E também pode acompanhar pelo portal do estudante.
13. Após aprovado, o contrato fica disponível no site da Fundacred?
Sim, o aluno visualiza o contrato no próprio site da Fundacred, bem como realiza a assinatura do mesmo.
14. Após assinar o contrato, como proceder?
O contrato deve ser assinado pelo aluno e fiador, nas três vias. Após, enviar para Fundacred pelo correio.
15. O que é a carta de crédito?
A carta de crédito é um documento emitido após a formalização do contrato. Ela comprova o valor do seu crédito para o semestre.
16. O financiamento é renovado semestralmente?
Sim, a Fundacred contata os alunos semestralmente para que seja renovado o contrato para o semestre em curso.
17. Ao acrescentar mais disciplinas, é necessário comprovar novamente a renda do fiador?
Não. A documentação é analisada apenas na concessão do primeiro contrato.
18. Caso o aluno já possua uma graduação, pode solicitar o financiamento para cursar outra?
Sim, é possível.
19. O financiamento pode ser solicitado para Pós Graduação?
Não.
20. Qual o valor que será pago após a conclusão do curso?
No site da Fundacred, o aluno pode realizar uma simulação.
21. Existe carência para iniciar o pagamento do financiamento?
Não. O pagamento inicia no mês seguinte ao da conclusão do curso.
22. É possível trancar a matrícula sendo beneficiário do CredIES?
O crédito pode ser trancado por um semestre, no máximo dois. Ultrapassando esse prazo, o crédito será cancelado e a restituição será imediata. Ao realizar o trancamento, o aluno deverá informar à Fundacred.
23. O aluno pode trocar de instituição de ensino e continuar utilizando o CredIES?
O crédito é intransferível, ou seja, no momento em que o beneficiário trocar de instituição, automaticamente iniciará o reembolso do valor usufruído.
24. É possível solicitar troca de curso?
Sim. É possível.
INGRESSO COM ENEM - Você fica dispensado de realizar a prova e concorrerá com a nota do Enem.
TRANSFERÊNCIA - Destinada a acadêmicos que estudam em outras instituições de ensino superior e desejam ingressar na Ulbra.
SEGUNDA GRADUAÇÃO - Também chamada de ingresso por diplomado, é para quem já possui um diploma de ensino superior e deseja fazer outra graduação.
SEGUNDA LICENCIATURA - É para quem já possui um diploma de ensino superior em licenciatura e deseja fazer outra licenciatura.
Como funcionam as políticas de desconto da Instituição?
Temos uma série de opções de descontos, onde é possível ajudar o aluno a concretizar seu sonho de estudar. Levando em consideração aspectos como demanda de cursos, procura, oferta da concorrência e necessidades do mercado, assim como as práticas de sucesso adotadas pelas unidades e mantidas. Esta política é válida nacionalmente, aplicando-se a unidades e mantidas de ensino superior da Aelbra, no âmbito de graduação presencial, graduação semipresencial (híbrida), graduação EAD, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu, exceto para o curso de Medicina, em qualquer uma das modalidades, salvo quando especificado por escrito. Fica de fora desta política as definições para a Rede de Escolas. Você pode conferir informações através do Espaço Acadêmico em nosso site, no item "Bolsas, descontos e financiamentos".
- Leia as regras específicas dos Descontos Promocionais 2024/1,
- Para saber mais sobre os descontos, acesse a Política Comercial de 2024/1 da Aelbra, disponível aqui, no item "Regulamentos".
Os cursos EAD são 100% online?
Sim. E você ainda conta com a plataforma Aula, Ambiente Virtual de Aprendizagem da Ulbra, com integração das bibliotecas, disponibilidade do conteúdo na nuvem e web orientação. Para os cursos de graduação, é necessário que o aluno vá presencialmente realizar as avaliações. Já os cursos de pós-graduação são totalmente online, até mesmo as avaliações.
Onde posso consultar os dados da minha inscrição?
1. Acesse via site vestibular.ulbra.br
a. Selecione o botão "Matricule-se" conforme a forma de ingresso escolhida na inscrição:
i. Vestibular ou Nota do Enem:
1. Clique no botão "Matricule-se"
2. O sistema disponibilizará as opções de inscrição:
a. Ficha de inscrição:
i. O sistema disponibiliza um botão em que o candidato pode clicar caso já possua uma inscrição, basta clicar nele e informar o número do CPF.
b. ChatBot:
i. Candidato informa o e-mail e o CPF e o sistema faz a sua identificação.
ii. Segunda Graduação ou Transferência:
1. Clique no botão Matricule-se
2. Escolha o local para onde realizou a inscrição
3. Será aberta a página do processo de seleção vinculada ao concurso e:
a. Clique na aba denominada Já me inscrevi
b. Informe o CPF e a senha
2. URL de consulta direta
a. Vestibular e Nota do Enem:
i. https://inscricoes.ulbra.br/continuar-inscricao
Quando os sistemas identificam que já existe uma inscrição, indicam ao candidato em qual etapa se encontra no processo.
Como são os cursos híbridos?
Aulas 100% online. Disciplinas teórico-práticas em dias e horários marcados, com simulação em laboratórios virtuais.
Faltou anexar um dos documentos ao realizar minha inscrição. O que eu faço agora?
Após a matrícula, todos os documentos podem ser adicionados diretamente no Portal WebAluno utilizando a opção de Entrega de Documentação do menu. O procedimento deve ser realizado antes da rematrícula.
Tive problemas na impressão do boleto, como faço para gerar outro? Perdi o prazo de pagamento do boleto, mas desejo me inscrever no Vestibular e realizar a prova, o que fazer?
No menu superior do site www.ulbra.br , você pode acessar o item Inscreva-se > depois Vestibular e por fim Consultar Inscrição - por meio do código do candidato, RG ou CPF. A tela retornará o resumo de sua inscrição e, abaixo, o botão "Imprimir boleto bancário". Basta acioná-lo e fazer uma nova impressão. Lembrando que o prazo de vencimento do boleto é de dois dias úteis por padrão.
Como é feita a matrícula?
Após realizar a contratação das disciplinas (indicação da quantidade e pagamento) o sistema realizará a matrícula automaticamente em até 48 horas.
Cancelamento total de matrícula - Graduação Presencial
1. Sou aluno novo e gostaria de realizar cancelamento total da matrícula, como devo proceder?
O cancelamento total consiste no desligamento do acadêmico com a Universidade, ou seja, renúncia da vaga pelo aluno. A solicitação pode ser realizada via protocolo na Central de Relacionamento ou no Portal WebAluno, conforme a modalidade do curso e os prazos estipulados no calendário acadêmico.
Cancelamento de disciplina - Graduação Presencial
1. Gostaria de cancelar uma disciplina ou mais. Como devo proceder?
O cancelamento de disciplina é a suspensão acadêmica da matrícula na(s) disciplina(s) matriculada(s). Neste caso, o acadêmico poderá protocolar a solicitação por meio do Portal WebAluno, observando os prazos para isenção financeira das parcelas subsequentes à data de cancelamento.
No caso dos alunos que estiverem matriculados em disciplinas de 2 (dois) créditos (1º trimestre ou 2º trimestre) e também daqueles matriculados em disciplinas de intensivo, o trancamento com isenção das parcelas só ocorrerá se solicitado antes do início das aulas.
Trancamento de matrícula - Graduação Presencial
1. Gostaria de trancar minha matrícula. Como devo proceder?
O trancamento de matrícula consiste na suspensão temporária de seus estudos com reserva de vaga. O trancamento deve ser solicitado na Central de Relacionamento ou no Portal WebAluno, conforme a modalidade do curso e os prazos estipulados no calendário acadêmico. O trancamento, quando deferido, é válido por apenas um semestre, devendo ser renovado, também via protocolo a cada semestre, até o limite máximo de quatro semestres. A não renovação da prorrogação de trancamento implicará em perda automática de vaga. O trancamento de matrícula no primeiro semestre do curso não é permitido.
2. Gostaria de continuar com a matrícula trancada por mais um semestre, como devo proceder?
Para renovar o trancamento de curso, o pedido deve ser realizado por meio do protocolo de Renovação de Trancamento e pode ser solicitado na Central de Relacionamento ou no Portal WebAluno, conforme a modalidade do curso e os prazos estipulados no calendário acadêmico. Este procedimento pode ser realizado por até três semestres letivos.
3. Não encontrei a resposta para minhas dúvidas, o que eu faço?
Não se preocupe, você pode acessar nossos canais de relacionamento da forma que lhe for mais conveniente.
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