Projeto Aquarela
Com o objetivo de promover, junto à comunidade, a articulação da educação e da saúde em prol da promoção da qualidade de vida da população, o projeto aquarela deverá contribuir para a promoção da saúde coletiva e na prevenção à doença. Também incorpora objetivos acadêmicos de proporcionar aos discentes a inserção em vivências da prática da psicologia da saúde e comunitária e proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades para o exercício científico. O projeto Aquarela é uma iniciativa do curso de Psicologia, e como tal utilizará metodologias próprias da psicologia social comunitária, como executar ações de promoção à saúde e disponibilizá-las à comunidade representada por instituições e escolas da região de abrangência da Ulbra São Jerônimo.
A equipe do projeto Aquarela é composta por discentes sob a coordenação da professora do curso de Psicologia. Serão desenvolvidas campanhas de prevenção e promoção à saúde com temas específicos que se renovarão mensalmente. Para tal, serão desenvolvidas estratégias de integração com as escolas/instituições/serviços de saúde/prefeituras a fim de planejar ações de informação sobre questões pertinentes ao comportamento humano (estados emocionais, comportamentais e habilidades sociais), psicoeducação e problemas de saúde pública em geral. As ações serão planejadas e delegadas aos voluntários nas reuniões semanais de uma hora e meia. As atividades de campo também serão em horários diversos e cada acadêmico cumprirá uma hora e meia semanal destas atividades.
Assim, em cada mês, um problema de saúde pública será colocado na agenda e serão geradas ações de 30 minutos três vezes por semana junto à comunidade, com as temáticas escolhidas e simbolizadas por uma cor específica, como, por exemplo, o setembro amarelo, que já é tradicional em várias cidades, como símbolo do mês de campanhas para prevenção do suicídio. As intervenções na comunidade serão registradas, a equipe produzirá portfólios e relatórios que deverão gerar dados empíricos (qualitativos e quantitativos) para construção de conhecimento científico através de trabalhos acadêmicos e publicações em forma de artigos. Desta forma, o Aquarela proporcionará aos discentes a possibilidade de ir além dos espaços das discussões teóricas para ir ao exercício de estudos de viabilidade e o desenvolvimento de ações que atendam diretamente à comunidade, dessa forma, visando ao bem-estar humano e representando de forma ética e profissional a Ulbra e o curso superior de Psicologia do campus São Jerônimo. Todas as atividades serão registradas e a população contemplada será contabilizada a fim de subsidiar planejamentos para ações futuras.