Atividades Rítmicas e Esportivas: Educando o Corpo por Inteiro
O projeto Atividades Rítmicas e Esportivas: educando corpo por inteiro foi criado pelo curso de Educação Física da Ulbra São Jerônimo e tem como objetivo oferecer aos alunos das comunidades da Região Carbonífera atividades que estimulem o desenvolvimento social, esportivo e humano de crianças e adolescentes, através da prática regular de exercícios físicos, atividades rítmicas e esportivas, a fim de que esses sujeitos possam exercitar seu desenvolvimento amplo nos aspectos físico e social, bem como oportunizar aos acadêmicos do curso de Educação Física da Ulbra São Jerônimo experiências docentes próximas do cotidiano escolar, possibilitando um espaço de estudo e pesquisa.
O trabalho segue uma metodologia recreativa e de cooperação, onde a aprendizagem se dá a partir da valorização do outro enquanto sujeito participante do processo. Dentre as atividades desenvolvidas, citamos: esportes coletivos, atividades rítmicas, atividades recreativas, ginásticas e danças. As aulas serão realizadas todas as terças-feiras, no horário das 14h às 17h e acontecerão nos espaços disponibilizados nas próprias escolas.
O público-alvo é composto por 120 crianças e adolescentes entre 10 e 17 anos oriundos das escolas públicas e privadas da Região Carbonífera. As ações serão desenvolvidas pelos acadêmicos do curso de Educação Física, sob orientação de um professor da Universidade. Salienta-se a relevância social deste projeto no que diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, pois o esporte, o lazer e a recreação, podem ser considerados necessidades humanas fundamentais, nunca esquecendo a vocação da Ulbra em intervir com responsabilidade social, agregando experiências educativas concretas, observando de maneira direta como ocorre o processo ensino-aprendizagem, fortalecendo, dessa forma, a assimilação dos conhecimentos gerados em sala de aula, qualificando uma melhor articulação entre teoria e prática, efetivando, assim, a indissociabilidade entre extensão, ensino e pesquisa.