Entrevista
A educação pelo desenvolvimento sustentável
No cotidiano do CEULS tem valores culturais e ambientais
A ULBRA está presente em vários lugares do Brasil, entre eles, Santarém (PA) na região Amazônica com o Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA). É neste cenário que a nossa Universidade divide espaço com outras quatro instituições de ensino superior, mas, o destaque fica para o CEULS, com sua missão de manter a educação como instrumento de fomento e promoção do desenvolvimento sustentável. Além disso, a Unidade também busca ser referência em atividades de pesquisa e extensão.
No leme dessa missão, está o diretor-geral Ildo Schlender. É ele que explica, abaixo, como a Unidade vem se posicionando, desde a sua implantação, em 1985, até o planejamento de ação para este ano. Saiba também quais os desafios do CEULS e o leme que os move. Confira a entrevista.
Qual é o papel que o Centro Universitário Luterano de Santarém desempenha na região Amazônica?
Desde 1985, ano em que a mantenedora e a Universidade decidiram instalar a unidade de ensino em Santarém, o compromisso é com a educação de qualidade. A presença da ULBRA iniciou com a inauguração da escola (1989) e solidificou-se com a implantação dos cursos de graduação (1990). Na década de 90, a necessidade de docentes titulados oportunizou para muitos do Centro-Sul a oportunidade de buscarem e encontrarem na Amazônia as condições de exercerem sua profissão. A partir de formatura das primeiras turmas, a região absorveu e ainda absorve os profissionais egressos, pois a empregabilidade e o empreendedorismo são necessidades constantes. Atualmente, a população de Santarém é de cerca de 300 mil habitantes. A cidade conta com cinco instituições de ensino superior que ofertam cursos presenciais, sendo duas públicas e três privadas. O Centro Universitário mantém-se como referência, figurando entre as primeiras opções de escolha da comunidade para buscar a formação em curso de graduação.
Quais são os maiores desafios do CEULS/ULBRA na região Amazônica nesse momento da história?
É o de manter-se como uma das principais instituições de ensino superior na região. Concluintes do ensino médio apontam em pesquisas de interesse o desejo de cursar, preferencialmente, a graduação na ULBRA. Para concretizar esta situação, háa necessidade de manter os cursos com grande demanda de acadêmicos, pois as oportunidades de empregabilidade são constantes e a de implantar novos cursos que ainda não são ofertados no interior da Amazônia (somente nas capitais), mas que apresentam interesse da comunidade (atualmente ocorre migração de alunos para as capitais em busca desses cursos).
Aproximadamente, qual é o número de pessoas que estão envolvidas com a rotina do Centro Universitário, semanalmente?
A expansão da escola com abertura de novas turmas, a solidificação dos cursos de graduação presencial e o reconhecimento da modalidade de Educação a Distância (EAD) fazem com que a Universidade seja uma das instituições mais importantes da região do Baixo Amazonas. Santarém é cidade de referência para outros 16 municípios e, consequentemente, a ULBRA também alcança a população dos mesmos, que perfazem em torno de 830.000 habitantes. Semanalmente, de forma direta, tem relação com a Universidade em torno de 3 mil pessoas.
Quantos cursos da ULBRA estão em funcionamento em Santarém neste ano de 2013?
Estão em oferta 12 cursos de graduação presencial, além daqueles oferecidos por meio do Polo de Educação a Distância (EAD). Somados os cursos presenciais e de EAD, são ofertados em Santarém, 22 cursos de graduação.
Qual é o lema orientador do CEULS/ULBRA no seu dia a dia?
O dia a dia precisa evidenciar sua missão que é a de construir uma educação capaz de promover o desenvolvimento sustentável, preservando os valores culturais e ambientais. Portanto, a Instituição busca ser um centro de referência em ensino no Baixo Amazonas articulando-o com atividades de pesquisa e extensão.
Tags
Notícias relacionadas
-
16
AGO51 anos da Ulbra "A Ulbra sairá mais potente do que entrou na RJ", diz Carlos Melke -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
24
NOV50 anos da Ulbra Campanha da Ulbra já arrecadou 26 toneladas de alimentos -
22
NOVInstitucional Em live, Aelbra esclarece sobre processo de Recuperação Judicial
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola