Pedro Luiz Pinto da Cunha
Nosso desafio é sermos protagonistas no avanço da EAD
Pró-reitor fala dos desafios da Universidade na EAD no país
A Universidade vem conquistando espaço no universo da Educação a Distância. Nesse aspecto, a implantação de uma pró-reitoria para esta modalidade surge com desafios de promover o desenvolvimento e a integralização da educação superior como um todo. É sobre isso e o papel do professor nesse processo que o pró-reitor adjunto, Pedro Luiz Pinto da Cunha, fala nessa breve entrevista.
Perfil – Professor Pedro possui mais de 20 anos de experiência em gestão de tecnologia aplicada à educação superior. Atuou como desenvolvedor e consultor na área de tecnologia da informação com mais de 100 sistemas/projetos desenvolvidos e implementados. Integram suas qualificações planejamento de TI de médio e longo prazos, tanto para as atividades administrativas quanto para as atividades acadêmicas. Teve participação direta na formulação, desenvolvimento, credenciamento e implantação do consórcio de 10 Instituições de Ensino Superior para criação da Universidade Virtual Brasileira.
Ele também atuou como consultor de EAD, processos e sistemas de diversas empresas e universidades. Desenvolvimento e gestão de diversas parcerias, acadêmicas e administrativas. Além de ter exercido o cargo de diretor da área de ensino a distância na ULBRA de 2011 a 2013.
Qual é o papel da Pró-reitoria Adjunta do Ensino a Distância na nova estrutura da ULBRA?
Existe hoje no cenário da Educação Superior uma convergência entre a educação presencial e a educação a distância. Essa convergência vai ocorrer nos próximos oito a 10 anos cada vez de maneira mais intensa. Na ULBRA, a ideia de se dividir a educação superior em duas Pró-reitorias Adjuntas, uma Presencial e a outra a Distância, tem a exata intenção de possibilitar uma integração cada vez maior tanto nas estruturas curriculares quanto nos processos acadêmicos e no desenvolvimento das novas tecnologias da educação, de maneira integrada, tanto na presencial quanto na a distância. Esse talvez seja o principal papel da Pró-reitoria de Educação a Distância nessa nova estrutura: pensar de maneira estratégica, junto com a presencial, como a ULBRA vai fazer a transição na integração entre os dois processos educacionais.
Quais são os principais desafios da Universidade no universo EAD?
O desafio da Universidade é alcançar um patamar de relevância e de protagonismo da Educação a Distancia no cenário brasileiro. Esse é o nosso desafio: sermos protagonista dessa nova revolução, desse novo avanço da Educação a Distância no ensino superior do país, além de nos tornarmos uma referência nacional.
Se o senhor aponta essa direção é por que temos condições de realizar esse desafio?
Estamos trabalhando para sermos protagonistas no desenvolvimento de novas tecnologias, novas metodologias, na integração com toda área acadêmica da Universidade, na criação de novos modelos, novos recursos, no desenvolvimento completo de pelo menos 19 cursos de graduação. E o nosso objetivo é ter 100 mil alunos no ensino a distância.
Qual é a orientação que se pode deixar aos docentes diante do tema Ensino a Distância?
O principal desafio é conseguir motivar os docentes da Universidade a estarem integrados nesse processo de desenvolvimento. A educação a distância tem uma característica muito própria de uma evolução muito rápida de processos, métodos e a incorporação de novas tecnologias. Esse é o principal desafio: motivar toda a equipe a pensar cada vez mais o desenvolvimento desses novos recursos e no processo de inovação da Educação Superior no Brasil.
Nesse sentido é importante que o docente esteja atento para o desenvolvimento das novas tecnologias na educação?
O docente precisa estar atento para a revolução da educação que acontece no cenário mundial. Nós temos duas formas de estarmos atentos: ficar vendo ou contribuir para acontecer. A nossa opção é contribuir para acontecer.
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