Exemplo de solidariedade
Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Universidade acolheu cerca de 8 mil pessoas no Campus Canoas
A atuação da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio foi reconhecida pela Assembleia Legislativa do Estado (ALRS). Nesta terça-feira (10), a Instituição foi homenageada por intermédio do presidente da ALRS, Adolfo Brito, e do secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo.
O protagonismo e a solidariedade desempenhados pela Ulbra durante a calamidade causada pelas enchentes foram destacados pelo Poder Legislativo gaúcho. Ao todo, foram acolhidas por volta de 8 mil pessoas no Campus Canoas, o que fez da Ulbra o maior abrigo de vítimas das cheias no Rio Grande do Sul. Também foram recebidos mais de 3 mil animais, entre cães, gatos e equinos, incluindo o animal que se tornou símbolo da resiliência do povo gaúcho, o cavalo Caramelo, que foi oficialmente adotado pela Universidade.
Propositor da homenagem e egresso do curso de Direito da Ulbra, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo, destacou o caráter acadêmico da Universidade. "É uma entidade muito importante que foi responsável pela formação de muitas pessoas aqui no Rio Grande Sul e continua sendo", afirmou. A decisão de propor foi uma forma de reconhecer esta história e reconhecer o que foi feito durante a enchente. "Nesse momento difícil de enfrentamento da maior tragédia do Rio Grande do Sul, milhares de pessoas ficaram desabrigadas, perderam tudo, e a Ulbra imediatamente abriu as suas portas", concluiu Polo.
Conforme o reitor da Ulbra no Rio Grande do Sul, Adriano Chiarani, a homenagem é recebida com gratidão. "Traz alegria a todos aqueles que atuaram no abrigo, seja colaborador, professor, funcionário, aluno, e também todos aqueles voluntários que se envolveram na causa de ajudar as pessoas que precisavam de segurança, de tranquilidade e de comida naquele momento que estavam sofrendo", afirmou Chiarani.
Para o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Brito, a homenagem é um agradecimento. "Pelo excelente trabalho realizado, por ter engajado todos os membros trabalhando para que a comunidade pudesse ser melhor servida. A Ulbra é um exemplo que poderia ser copiado em todo o Estado do Rio Grande do Sul", destacou Brito.
O vice-presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Antônio Carlos Romanoski, se emocionou com a homenagem. "Meu sentimento é de emoção forte, mas é um sentimento de alegria, de gratidão, de reconhecimento pelo trabalho que todo o pessoal da Ulbra fez. Foi uma homenagem sincera e merecida para a Ulbra, pela sua história, pelo seu corpo de funcionários, professores e estudantes", declarou Romanoski.
Atuação que ganhou destaque
A solidariedade tomou conta e virou palavra de ordem na Ulbra em meio à tragédia causada pelas enchentes. Desde os primeiros momentos, a Universidade abriu suas portas e disponibilizou sua estrutura para as autoridades. Em Canoas, o campus começou a receber as primeiras famílias no dia 3 de maio, com uma previsão inicial de 200 pessoas em dois prédios. Em pouco tempo, o campus recebeu milhares de pessoas, e seis prédios foram destinados exclusivamente para o acolhimento.
Mas não foi apenas em Canoas que a Ulbra atuou. A unidade de Guaíba se tornou uma base logística das Forças Armadas, o campus da Faculdade de Medicina de Porto Alegre acolheu desabrigados e o estádio da unidade de São Jerônimo serviu de heliponto, um serviço que se tornou essencial uma vez que a cidade permaneceu ilhada por dias.
Os reconhecimentos das autoridades iniciaram já em meio à própria crise. Ainda em maio, em uma visita ao campus Canoas, o governador Eduardo Leite agradeceu aos esforços da Universidade. "A Ulbra é um símbolo desta força, da disposição e da devoção a uma causa que tem de ser maior do que tudo, que é humanitária em favor das pessoas neste momento de vulnerabilidade e fragilidade", afirmou Leite.
Quem viu de perto o trabalho e mais precisou do carinho também deixou um agradecimento. Famílias mensagens de agradecimento deixadas nas lousas. "Obrigado a todos os voluntários e à Ulbra", "Deus é fiel", "Só o amor constrói para a eternidade", "Quero agradecer de coração à Ulbra", ditavam o tom de alguns dos recados escritos nas salas.
Marcelo Monteiro
Assessoria de Comunicação Ulbra
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra
Últimas notícias
-
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024 -
25
NOVEnsino, Pesquisa e Extensão Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia 2024 é sucesso!