Medicina
Cerimônia do Jaleco marca começo da jornada de futuros médicos na Ulbra
Evento que marca começo da jornada acadêmica ocorreu na sexta (25/10)
A Cerimônia do Jaleco da primeira turma de Medicina da Ulbra Santarém foi marcada por muita emoção. Amigos, familiares e autoridades participaram da celebração que marca o começo da jornada acadêmica dos futuros médicos.
O evento é mais que um rito de passagem. É um símbolo que marca a transição de estudante para profissional da saúde. O jaleco branco representa a responsabilidade, o respeito e a ética que devem ser incorporados no exercício da profissão. Os familiares foram os responsáveis por vestir o jaleco nos futuros médicos. "É uma emoção muita grande. Sempre foi um sonho estudar Medicina em Santarém e a Ulbra me deu essa oportunidade", explicou a acadêmica de Medicina Alana Yasmim.
Para o reitor da Ulbra Santarém, Carlos André Gonçalves, a cerimônia do jaleco é um momento singular da vida dos acadêmicos e seus familiares.
"É uma honra para Ulbra ser a base da escolha desses futuros médicos e organizar esse evento tão importante. O momento reforçou a importância dessa dedicação e desse comprometimento na busca constante por conhecimento e habilidades para prestar o melhor atendimento possível. Reforçamos também com todos o comprometimento de uma formação de qualidade de médicos com excelência com alta capacidade de atendimento".
A coordenadora do curso de Medicina, Drª. Zilma Nazaré de Souza Pimentel, destacou a importância desse rito de passagem e do compromisso da Ulbra com uma formação humanizada. "Desejamos que a Ulbra seja a nova casa dos nossos estudantes de Medicina. Vamos suprir com todos os recursos necessários para formar os melhores profissionais cumprindo com a missão de oferecer educação de qualidade para a formação integral de profissionais competentes na área da Saúde", destacou.
Na oportunidade, a Ulbra Santarém realizou a entrega a cada um dos futuros médicos de um exemplar do Código de Ética do Estudante de Medicina reafirmando o compromisso que a instituição de ensino tem com a missão de oferecer ensino de exxeclência. A cerimônia encerrou com um coquetel para calouros, familiares e convidados.
Legado de amor ao próximo
Com os olhos marejados de emoção e um sorriso de muita gratidão, a médica Marília Carneiro Godinho participou do momento com a sua filha,a acadêmica de Medicina Sorrel Godinho. A mãe reforçou sobre a responsabilidade da profissão que será herdada pela filha.
"Esse momento é fundamental para que os estudantes tomem consciência da importância de ser médico. Desde o começo é preciso ter essa sensibilidade de entrar em uma profissão sabendo o quanto ela vai exigir de você, e principalmente, que você seja o mais humano possível".
Sorrel reforçou sobre o orgulho de seguir o caminho profissional da mãe Marília. "É uma profissão muito linda e muito trabalhosa. Eu sempre acompanhei a dedicação da minha mãe como médica exercendo a Medicina com muita dedicação, dando o seu melhor. Eu sonhei ser médica um dia e minha mãe é minha inspiração".
Homenagens Dia do Médico
A Ulbra Santarém realizou uma singela homenagem a médicos e instituições hospitalares que marcam a história e fazem a diferença da saúde no município. Entre eles estão a Médica Marília Godinho, o Médico Paulo Pimentel, o Médico Alberto Tolentino, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), o Hospital Municipal de Santarém e a Delegacia Regional do Oeste do Pará - Santarém.
"Essa homenagem é simbólica, mas especial. Aqui em Santarém, somos testemunhas de médicos e instituições hospitalares que marcaram e marcam a história da saúde no município. Médicos e instituições que todos os dias salvam vidas, levam esperança onde não existia, oferecem a possibilidade de viver um futuro com saúde. Tudo pelo conhecimento e comprometimento da missão de salvar vidas, a promoção da saúde de toda a população" , destacou o reitor da Ulbra Santarém, Carlos André.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024