Amanda Cardoso
Egressa realiza pesquisa sobre comércio feminino
Venda de bolsas e acessórios para mulheres é tema de artigo
Inspirada pela própria atividade informal como vendedora de bolsas e acessórios femininos, a egressa de Administração da ULBRA Porto Alegre Amanda Cardoso fez um levantamento sobre as preferências da consumidora gaúcha e o seu perfil. O trabalho resultou na sua monografia, e também originou o artigo “Estudo de comportamento de compra do público feminino no segmento de bolsas e acessórios através da aplicação de um levantamento”, dentro da temática do Marketing. “O objetivo foi descobrir dados como frequência de compra, produtos que mais gostam, comportamento em geral”, detalha Amanda.
Oitenta e oito mulheres responderam ao questionário elaborado para a pesquisa, tanto no ambiente de trabalho de Amanda quanto na própria faculdade. “A ocupação da compradora e sua renda influenciam muito na venda”, indica a autora. Segundo sua análise, as mulheres conquistam espaços cada vez mais avançados na sociedade, e o aumento na procura por bolsas e acessórios é um reflexo disso.
A maior parte das compradoras prefere pagamento em dinheiro, embora o uso do cartão também seja alto. Mulheres cuja renda fica em torno de R$ 2.256,00 mensais são as que mais adquirem bolsas e acessórios, índice classificado como B2 no critério de renda da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (Abep), utilizado por Amanda na investigação. A média de idade fica entre 19 e 29 anos, o que, segundo a autora, impacta no poder econômico. Outro dado levantado pela pesquisa é que 56% das compradoras são solteiras.
O artigo teve a orientação dos professores Eduardo Basso Júnior e Flávio Brambilla, e foi selecionado para participar da edição deste ano do maior evento da América Latina na área de Administração em nível de graduação, o Encontro Nacional dos Cursos de Administração (Enangrad), obtendo aprovação e elogios dos avaliadores. Com base nas informações recolhidas, Amanda pretende planejar a formalização de um negócio na área. “O curso de Administração me deu essa base”, conclui.
Tags
Notícias relacionadas
-
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
22
SETEsporte Ulbra reúne 1,3 mil alunos de três países em jogos escolares -
11
SETEducação Extensão oferece 38 cursos EAD gratuitos com foco no mercado -
21
AGOMedicina Informe à Comunidade Acadêmica - Faculdades de Medicina
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola