Mutirão
Veterinária da Ulbra Canoas faz castração gratuita de cães e gatos
Os animais serão atendidos sob supervisão de professores do curso
O curso de Medicina Veterinária da Ulbra Canoas promove uma ação especial no próximo dia 26 de outubro de castração de 40 cães e 60 gatos sem custo para os tutores. As inscrições já estão abertas até 25 de outubro, ou até que sejam preenchidas as vagas. Os animais, machos e adultos, serão atendidos sob a supervisão dos professores do curso. As atividades começam às 8h no 1° andar do prédio 25, no Hospital Veterinário, Avenida Farroupilha, 8.001, bairro São José, Canoas.
Até três animais por tutor poderão ser inscritos, explica o diretor do Hospital Veterinário, Paulo Ricardo Aguiar. Segundo ele, ''o evento contribui com o controle de natalidade, evitando o sofrimento de cães e gatos abandonados e passíveis de serem transmissores de doenças para outros animais e pessoas". Aguiar acrescenta que "abrimos as portas da universidade para beneficiar a comunidade com esta ação que traz a todos os participantes uma grande satisfação".
Mutirão
O Dia dos Animais foi celebrado em 4 de outubro, mas o curso de Medicina Veterinária da Ulbra marcou para o dia 26 o tradicional mutirão gratuito de castração de cães e gatos machos, realizado na Universidade desde 2006.
A professora Viviane Pinto, do curso de Medicina Veterinária da Ulbra, participa como anestesista há 16 anos no mutirão. "Além de auxiliar a comunidade na prevenção de cruzamentos exagerados de cães e gatos, esta atividade também é treinamento para os estudantes nas áreas clínica, cirúrgica e anestésica", afirma a docente. Uma das formandas de 2023, Sophia Bondan, 23 anos, diz que "esta será a terceira vez que vou trabalhar como cirurgiã na castração gratuita''.
Na prática desde o início
A Medicina Veterinária da Ulbra Canoas, que completou 30 anos em março de 2023, prepara os estudantes para a prática e participação em projetos comunitários desde o início da graduação. Um dos exemplos é a castração gratuita. Conforme o coordenador do curso,Jean Carlos dos Reis Soares, o treinamento cirúrgico promove confiança e destreza, capacitando os profissionais, favorecendo, eticamente, maior experiência clínica-cirúrgica.
"Dessa forma o aluno se insere no contexto social e econômico da comunidade, orientando e conscientizando os proprietários sobre a prevenção e controle de doenças, a importância do controle populacional e, fundamentalmente, sobre a guarda responsável desses animais", ressalta Soares.
O curso da Ulbra prepara para atuar na assistência clínica e cirúrgica, indústria alimentícia, perícia técnica, saúde pública veterinária, centros de pesquisa, conservação de espécies e tecnologia de produção e sanidade animal.
Hospital Veterinário
No Hospital Veterinário da Ulbra Canoas, onde ocorrerá o mutirão no dia 26 de outubro, alunos e professores de graduação e da residência médica veterinária participam das aulas práticas e realizam projetos de pesquisa e extensão.
Além de atuar como clínica-escola, o Hospital Veterinário disponibiliza atendimento clínico e cirúrgico, internação, odontologia, oncologia, fisioterapia e acupuntura em animais de pequeno, médio e grande porte, informa o diretor Paulo Aguiar.
No local, funcionam os laboratórios de análises clínicas, microbiológicas, parasitológicas, biotecnológicas, histopatológicas e um centro de diagnóstico por imagens em clínica veterinária, contando com um aparelho de tomografia.
Projetos de extensão universitária estão incluídos nos programas de aprimoramento acadêmico onde se encontram: Projeto Castração de Pequenos Animais, Projeto Odonto e Projeto Equinos.
Saiba mais
As inscrições já estão abertas para a castração gratuita de cães e gatos e devem ser feitas pelo WhatsApp (51) 9 9249-3682, até que sejam preenchidas as vagas. No entanto, no dia do mutirão, serão distribuídas senhas aos já inscritos para organizar a ordem das castrações, de acordo com horário de chegada dos tutores e preenchimento do formulário.
Pré-requisitos:
* Os cães não devem ter peso superior a 20 quilos.
* Os animais devem ter entre seis meses e sete anos de idade.
* Os cachorros devem vir em caixas de transporte ou conduzidos pela guia.
* Raças braquiocefálicas ou cruzamentos (Boxer, Bulldogue, Pug, Lhasa, Shi tzu, por exemplo) não poderão participar.
* Os gatos devem ser trazidos em caixas de transporte.
* Os animais devem vir em jejum prévio de oito horas de sólidos para cães e seis horas para gatos e duas horas de líquidos para ambas as espécies.
* O animal não deve estar em tratamento clínico.
* Um responsável deve permanecer aguardando a alta do animal.
* Um formulário individual para cada animal deverá ser preenchido na chegada ao HV.
* As castrações serão realizadas de acordo com a ordem de preenchimento no formulário.
* Serão disponibilizadas vacinas contra Raiva e Chipagem eletrônica (identificação) para os interessados.
Como fazer a inscrição
- As inscrições já estão abertas pelo WhatsApp (51) 9 9249-3682.
- Inicie a conversa com: solicito inscrição para o projeto castração.
- Indique o nome do tutor, nome do animal e espécie.
- WhatsApp de confirmação será enviado aos interessados.
- No dia do mutirão, os já inscritos serão atendidos por ordem de chegada.
- Outras informações através do e-mail hospitalveterinario@ulbra.br ou pelo telefone (51) 3477- 9212.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde