Feira de Empresas
Empregabilidade e mercado marcam abertura do Living Lab
Um gigantesco networking com 25 empresas e agentes de integração
Um laboratório vivo interconectado com o mercado de trabalho. A abertura oficial do Living Lab Ulbra - Feira de Empresas e Empregabilidade, ocorreu às 19h30min de terça-feira (22), primeiro dia do evento, que prossegue nesta quarta-feira. O térreo do prédio 16 da Ulbra Canoas está um verdadeiro espetáculo, com várias atrações especiais e um gigantesco networking com 25 empresas e agentes de integração. O tema debatido no espaço de interações foi Empregabilidade e Oportunidades. O espaço é gratuito e aberto à comunidade.
Entre os presentes estavam o presidente da Aelbra, mantenedora da Ulbra, Carlos Melke, o vice-presidente da Aelbra, Antônio Carlos Romanoski, e a pró-reitora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert. Foram apresentados dois painéis: Atendimento Jurídico do Curso de Direito à Comunidade, com a professora Solange Guinteiro, e Elaboração de Currículo, com Dai Klengues.
Na arena principal, o debate sobre Empregabilidade e Oportunidades foi mediado por Rodrigo Adams, do Grupo RBS. Os convidados foram o diretor comercial RS da Ambev, Lucas Mendes, a gerente de Gente e Cultura da Ambev, Carolina Magalhaes, a pró-reitora Adriana, as professoras Maria Adelina Raupp, Marcia Abreu e Monique Trevisan e o professor Alexandre Ströher.
Desafios e oportunidades
O diretor da Rede Ulbra de Inovação - Ulbratech, Alexandre Dias Ströher, esclarece que o cenário da empregabilidade no mercado atual é marcado por desafios, oportunidades e competitividade. "Podemos relacionar com o desejo constante das pessoas pelo aprimoramento das habilidades pessoais e competências técnicas, ficando atento às mudanças do mercado, principalmente no segmento em que atua", diz o mentor de negócios, professor universitário e também diretor de Desenvolvimento da Fundação Ulbra - Fulbra.
"É importante conhecer novas tecnologias, estar disposto ao trabalho colaborativo, estimular a criatividade para ajudar na resolução de problemas, visualizando, assim, novas oportunidades de negócios para a empresa", enfatiza Ströher. Outro fator relevante, segundo ele, é estar atento à saúde física e mental para o bom relacionamento entre colegas, condução das atividades e produtividade diária.
Importância do currículo
Ingressar no mercado de trabalho ou se recolocar profissionalmente exige uma série de atitudes. A primeira delas, sem dúvidas, é a elaboração de um currículo estratégico. Esse tem que se tornar uma chave para abrir as portas das melhores oportunidades profissionais. "É o cartão de visita do candidato e transmite muito mais informações do que apenas o que está escrito", garante Daiane Klengues, especialista em Perfis Comportamentais e formada em Gestão de Recursos Humanos.
O currículo transmite a "primeira impressão", porque através dele é possível conhecer o candidato e identificar algumas competências, as famosas "skills", como organização, clareza, capacidade de síntese, comunicação não verbal, português e outras.
Até sem nome
"Atuando com Recrutamento e Seleção há quase 10 anos, já perdi as contas de quantos currículos analisei! Muitos deles excepcionais, encantadores, daqueles que fazem os olhos dos recrutadores brilharem. Esses, infelizmente, são minoria. Ao longo dessa jornada, observei que pouquíssimas pessoas de fato se destacam através do currículo", garante a gestora de RH.
"Apesar de tanto conteúdo gratuito disponível com dicas de elaboração, recebo inúmeros currículos incompletos, mal organizados, sem clareza nas informações e com erros de português. Até currículo sem o nome da pessoa e sem os contatos eu já recebi, parece inacreditável", confessa Daiane. Currículos estratégicos e bem formatados se destacam, aumentando muito as chances de um convite para entrevista, e, consequentemente, de uma contratação, conclui a MBA em Gestão Empresarial.
Marcelo Miranda
Jornalista -- MTb. 6824
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde