Dia "D"
Serviço Social realiza ação contra a Exploração Sexual de Crianças
Atividade reforçou o combate da violência contra esse público
O curso de Serviço Social da Ulbra Santarém realizou uma panfletagem para reforçar a necessidade de combater todos os tipos de violência contra crianças e adolescentes. A ação ocorreu na entrada do prédio da instituição de ensino e foi alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio. A data foi instituída por meio da lei federal n° 9.970/2000, em memória do caso da menina Araceli Crespo. Aos 8 anos de idade, ela foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973. Em 2023, completam-se 50 anos do crime.
Estudantes, professores e a coordenadora do polo Ulbra EAD Santarém participaram da iniciativa distribuindo pirulitos e panfletos destacando o dia "D" de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
"Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), no Brasil, a cada dia, 80 crianças e adolescentes sofrem algum tipo de violência sexual -- física e/ou psíquica, então essa ação é para chamar a atenção da nossa comunidade acadêmica para a importância de denunciar todo tipo de violência contra nossas crianças e adolescentes. Mobilizamos nossos estudantes para abraçar essa causa e multiplicar essa informação tão relevante em nossa sociedade", destacou a professora do curso de Serviço Social, Lorena Honorato.
A atividade também orientou o público para atenção aos sinais de abuso, como proximidade excessiva com alguma pessoa, mudanças de comportamento, alterações de humor, segredos etc. A iniciativa faz parte da campanha Maio Laranja, que sensibiliza a população sobre a importância do combate aos crimes e aponta a denúncia como a principal forma de frear o avanço dos abusos.
Como denunciar?
Os casos de crimes contra a criança e o adolescente podem ser feitos diretamente ao Conselho Tutelar, Polícia Militar e também Polícia Civil. O Disque 100 (Disque Direitos Humanos) recebe denúncias de violações de direitos humanos. A denúncia é anônima e pode ser feita por qualquer pessoa. O serviço está disponível 24h por dia, incluindo fins de semana e feriados.
Notícias relacionadas
-
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes