Projeto Casa Social
Ulbra realiza sonhos de famílias carentes com construção de casas
Iniciativa faz parte do Projeto Casa Social
Ter a casa própria deixou de ser apenas um sonho para famílias com baixa renda em Santarém, oeste do Pará. A Ulbra Santarém, por meio da extensão e Capelania, construiu residências através do Projeto Casa Social. No total, foram duas residências entregues e uma em fase de construção.
A primeira moradia foi no bairro Vitória Régia. Uma estudante de Pedagogia da Ulbra morava com o pai (cadeirante), o irmão (especial) e cinco sobrinhos em uma casa de apenas 40 m². A família enfrentava dificuldades no período de chuva, pois, além do espaço ser pequeno, a enxurrada entrava na residência. A reconstrução da casa iniciou em 2015 com a mobilização dos professores Jorge Carlos e Loreni. Em 2018, a ampliação da moradia foi concluída com sala/cozinha, dois quartos (um deles com banheiro com acessibilidade) e uma área de serviço com intervenção do capelão universitário, Sérgio Maurício, e o apoio de estudantes e professores da Ulbra.
"Somos gratos por poder ajudar quem precisa e dar uma oportunidade de melhor qualidade de vida. Com todos doando um pouco, pensando no próximo, é possível ajudar famílias carentes. Devemos ter sempre solidariedade e amor com o próximo", explicou o pastor Sérgio Maurício.
Em 2021, uma família de três adultos e três crianças que moravam em barracas feitas de lonas de propaganda tiveram uma mudança de vida com a construção de uma casa em alvenaria e madeira na comunidade Pajuçara. A iniciativa, de responsabilidade do professor e engenheiro civil Sérgio Melo, contou com o apoio de voluntários e a doação de materiais por docentes, acadêmicos e empresas. Em 2022, a autônoma Rosângela e dois filhos foram selecionados pelo Projeto Casa Social, a partir da análise dos critérios: escritura do terreno, vulnerabilidade e acessibilidade. A moradia está em fase de construção. A fundação e as paredes em bloco de cimento foram concluídas. Além de doações dos professores e da comunidade acadêmica, essa etapa da iniciativa contou também com recursos no valor de R$ 5 mil do Projeto Sicredi na Comunidade. Os interessados em contribuir com a conclusão da terceira residência podem entrar em contato com o professor Sérgio Melo.
Casa Social
O projeto Casa Social é uma iniciativa do curso de extensão com responsabilidade do professor Sérgio Melo e a participação da capelania universitária da Ulbra Santarém. O objetivo é atender famílias de baixa renda e oferecer uma moradia mais digna, e oportunizar que os acadêmicos coloquem em prática a teoria de sala de aula. A seleção da família é feita através de um questionário socioeconômico. São avaliados critérios como vulnerabilidade e acessibilidade.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde