Arquitetura
Palestras abordam Regularização Fundiária e Neuroarquitetura
Temas foram bases de debates nesta quinta-feira (18/08).
A Regularização Fundiária e a Neuroarquitetura e Novas Tendências Mundiais foram temas de palestras ministradas na Ulbra Santarém na quinta-feira (18/08) no auditório central da instituição de ensino.Organizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo com apoio do Centro Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (CAAU), o evento reuniu estudantes, egressos, professores e representantes da sociedade.
A palestra com o tema Regularização Fundiária em Santarém abriu a programação da noite. A advogada e Secretária Municipal de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) de Santarém, Nelcilene Lopes , destacou sobre o processo de urbanização da cidade, ocupações irregulares, imóveis registrados, ocupação de logradouros públicos. Lopes apontou a fundamentação legal utilizada pela Sehab para minimizar as problemáticas das ocupações irregulares e loteamentos clandestinos no município. "Entre as soluções que temos como base estão a Legalização patrimonial e Regularização Fundiária urbana, o Programa Municipal de Regularização Fundiária( Promurf ) e o Projeto Morar Legal lei n°17.777/2003", explicou Nelcilene.
"Neuroarquitetura e Novas Tendências Mundiais" foi o tema da segundo momento de troca de conhecimento da noite. A arquiteta Amily da Silva ministrou a palestra reforçando sobre a importância de entender como o ambiente físico influencia no funcionamento do cérebro humano. A neuroarquitetura busca projetar casas, empresas e escolas levando em conta o bem-estar integral dos indivíduos. Amyli reforçou que cada vez mais a neuroarquitetura ganha espaço nos projetos de arquitetos do Brasil e do mundo e é um mercado promissor para os profissionais.
A coordenação de Arquitetura e Urbanismo da Ulbra Santarém, professor José Francisco, agradeceu a participação das palestrantes sobre os assuntos e destacou que este é o primeiro de muitos eventos que ainda serão realizados neste semestre do curso. "As palestras são fundamentais para nossa comunidade acadêmica. A Ulbra Santarém tem como base aplicar teoria a prática e ampliar as possibilidades de aprendizado dos nossos acadêmicos. Estamos organizando mais eventos. Estávamos com saudades desse contato presencial com nossos estudantes após o período de pandemia", ressaltou Francisco.
A Ulbra Santarém incentiva e parabeniza os organizadores do evento.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde