Desenvolvimento Institucional
Ulbra inicia ano com consulta pública para estruturar PDI 2023/2028
Pesquisa pode ser respondida a partir desta terça-feira, 11
A Ulbra, desde sua fundação, tem buscado a excelência em sua atuação junto à comunidade regional e nacional. Neste ano, trabalha forte para aprimorar ainda mais a qualidade em sua rede de ensino através da estruturação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2023-2028. A partir desta terça-feira, 11 de janeiro, a comunidade acadêmica, entre alunos, professores, funcionários, tutores, egressos e, também, o público externo poderão colaborar nesse processo através de uma consulta pública.
Para participar, até o dia 25 de março, clique aqui e indique suas sugestões para as 10 políticas previstas para o PDI: Política de Responsabilidade Social Territorial; Política de Extensão, Pesquisa e Ensino; Política de Produção e Difusão Científica, Didático-pedagógica, Tecnológica, Artística e Cultural; Política de Acessibilidade; Política de Internacionalização; Política de Atendimento aos Discentes e Egressos; Política de Comunicação com a Sociedade; Política de Gestão Institucional; Política de Gestão de Pessoas; e Política de Infraestrutura. "A principal questão que precisamos ter como foco nesse processo de planejamento é buscar respostas em relação à Ulbra que queremos ser nos próximos cinco anos", ressalta a Diretora Acadêmica, Adriana Ziemer Gallert.
Através da pesquisa, assim como foi realizado em 2016 para a construção coletiva e colaborativa do PDI 2017-2022, será possível acompanhar os processos de melhorias que a comunidade interna e a externa propõem para a Ulbra. "As pessoas terão a oportunidade, considerando o que foi proposto no PDI anterior.Podendo contribuir com o seu olhar em relação à continuidade, alteração ou descontinuidade de ações que tínhamos planejado anteriormente", salienta Adriana, frisando a importância da participação para a construção da Instituição. Segundo a diretora, após o período de consulta, serão constituídos grupos de trabalho que farão a leitura das respostas coletadas, análise e organização dos dados para a elaboração do documento do PDI.
Sobre o PDI
O PDI é o principal documento de organização de todo o trabalho que a Instituição realiza e representa a síntese de tudo que se pretende alcançar, disponibilizando de forma objetiva e concisa a missão, a visão, as políticas, os objetivos e as metas da Universidade.
O plano está fundamentado em uma concepção político-pedagógica que articula a Missão da Instituição - ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora - com a formação de profissionais comprometidos eticamente com a sociedade. Os cinco eixos abordados são: Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura.
A gestão e o aperfeiçoamento das práticas desenvolvidas na Universidade requerem mecanismos sistemáticos e contínuos de coleta de dados, por meio da Avaliação Institucional, promovida pela Comissão Própria de Avaliação, os quais são analisados e transformados em informações, possibilitando a projeção de ações em prol da qualificação e do desenvolvimento institucional.
Sua participação é fundamental para que o processo seja mais rico e representativo.
Junto vamos construir a Universidade que queremos.
Para saber mais sobre a caminhada da Ulbra com o PDI, clique aqui.
Naira Nunes
Estagiária de Jornalismo Ulbra Canoas
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