Pesquisa
Estudo de docente do Ceuls ganha repercussão nacional
Marla Geller é professora de Sistemas de Informação.
A pesquisa sobre "Emissões indiretas de GEE em usinas hidrelétricas: uma revisão focada nos fatores de incerteza em estudos de ACV", da docente do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra), Marla Teresinha Barbosa Geller e dos pesquisadores, Jacqueline Lopes Bailão, Maria Emília de Lima Tostes e Anderson Alvarenga de Moura Meneses, ganhou repercussão nacional. O estudo foi divulgado na revista Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Paraná (UFPR) está disponível em revistas.ufpr.br
O trabalho teve como objetivo apresentar algumas descobertas, e destacar e discutir os fatores que influenciam as Avaliações do Ciclo de Vida (ACVs) das Usinas Hidrelétricas (UHEs), tais como: emissões indiretas; diferentes fases das UHEs (construção, operação e desativação), relação escala/produtividade das UHEs; os tipos de projetos (reservatório e fio d'água); e o uso da terra.
O estudo apresentou a comparação de diferentes fontes de energia através da ACV e a comparação entre diversas UHE com suas diferentes características. A maioria dos resultados obtidos pelas ACVs de UHE indica que a fase de construção é a mais influente para emissões indiretas devido ao uso de aço e concreto. Existe uma importante relação entre o impacto e a produção, uma vez que plantas com maior produtividade terão seus impactos diluídos durante sua vida útil. A comparação dos resultados de ACV das UHEs com a ACV de outras fontes de energia indica que, para a categoria analisada (Potencial de Aquecimento Global -- GWP), as UHEs apresentam um bom desempenho ambiental considerando as emissões quantificadas.
A revisão indicou algumas incertezas relacionadas à ACV das UHEs e a necessidade de realizar estudos futuros sobre os impactos ambientais das UHEs e apresentou sugestões que podem contribuir para melhorar o uso da metodologia da ACV.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde