Sajulbra
Sajulbra: 25 anos de Assistência Jurídica Gratuita
Assistência é ofertada por professores e alunos do curso de Direito.
O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita, Sajulbra, está há 25 anos oferecendo Serviço de Assistência Jurídica Gratuita a comunidade santarena. A iniciativa é do Núcleo de Prática Jurídica do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra). Através dele, estudantes de Direito têm a oportunidade de unir a teoria da sala de aula com o tipo de prática exigida pelo mercado de trabalho. Os alunos inscritos nesse programa, ao mesmo tempo em que exercitam o conhecimento jurídico, prestam auxílio legal à população carente; tudo isso com supervisão e orientação de professores e funcionários da Instituição.
O Sajulbra existe desde 1995. O primeiro atendimento foi realizado dia 02 de maio. "Dentre os serviços ofertados estão: orientações jurídicas, proposituras de ações principalmente dentro do direito de família, acordos extrajudiciais, acompanhamentos de audiências e de processos até o final", destacou a professora de Direito, Tânia Borghezan.
Os atendimentos são realizados por alunos do curso de Direito acompanhados por um professor-orientador que é advogado. O objetivo do Sajulbra é qualificar os acadêmicos que estão matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado III para a prática jurídica. "A importância do Sajulbra para os alunos é fornecer a eles o contato com a prática da atividade jurídica visando qualifica-lo para a sociedade", afirmou Tânia.
O público alvo do Sajulbra é a população de baixa renda, faz-se uma triagem dos casos, em seguida, os alunos recebem e acompanham a execução para dar entrada na ação. Atualmente por conta da pandemia do Coronovírus, os atendimentos estão sendo feitos por agendamento com a secretária da assistência jurídica e outros serviços são feitos de forma online por videochamada.
Experiência no Sajulbra
A acadêmica Adna Figueira Cardoso, do 10º semestre do curso de Direito do Ceuls/Ulbra, relata sua experiência durante o estágio no Sajulbra. "Como acadêmica de Direito está atuando no Sajulbra de forma voluntária é gratificante por ajudar pessoas que procuram o serviço. São hipossuficientes que não têm condições de custear um advogado. E nós como prestadores de serviço e portadores de conhecimentos, ajudamos essas pessoas a lutarem pelos seus direitos uma vez que foram violados", destacou.
Durante o estágio os alunos aprendem como lidar e atender o cliente orientando a buscar seus direitos. "Os professores que nos apoiam são maravilhosos e ajudam de forma geral. O Sajulbra é um espaço de grande aprendizado que oferece uma ótima experiência, que nós como acadêmicos levaremos por toda a vida, sendo uma prática do curso de Direito. Conhecemos como o advogado trabalha", concluiu Adna.
Por: Uéliton Martins- estagiário de Jornalismo
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024