Aniversário 30 anos
Ulbra Santarém completa 30 anos de fundação
Instituição já formou mais de cinco mil profissionais.
A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Santarém está completando 30 anos de sua criação, neste sábado (01/08/2020). De 1990 até 2019, são 5 mil 60 profissionais formados.
São 30 anos de avanços, conquistas e o desafio de continuar com a missão de construir uma educação capaz de promover o desenvolvimento sustentável preservando os valores culturais e ambientais. O Reitor do Ceuls, Ildo Schlender, destacou o compromisso e importância da instituição.
"Foi no dia 1 de agosto de 1990 que os primeiros cursos de Pedagogia e Letras tiveram início sob o comando do professor Edgar que foi convidado para assumir os trabalhos pela reitoria da Ulbra. O projeto teve início com a construção e ocupação do campus desde o final de 1985. A Ulbra em Santarém tem um significado importante, pois possui um comprometimento social. Esses mais de cinco mil formados pela instituição são um dos reflexos da sua relevância . A Ulbra Santarém entregou profissionais para fazerem a diferença no mercado e na sociedade do Baixo Amazonas e do Brasil. Portanto, nós celebramos essa data mesmo na pandemia e convidamos a todos para se juntarem a nós para refletirmos sobre as bênçãos que conseguimos nesses 30 anos de caminhada. Temos muito a conquistar e superar, mas sob a graça de Deus chegamos firmes e fortes até aqui. Abraço a todos que fizeram desta instituição de ensino, pesquisa e extensão ser reconhecida e valorizada", explicou.
HISTÓRIA:
A implantação do Instituto Luterano de Ensino Superior, no município de Santarém, ocorreu através de um ousado projeto de expansão da Universidade Luterana do Brasil/ULBRA, que criou unidades de ensino em vários estados brasileiros. A pedra fundamental da Instituição foi lançada em 1986, numa área de 54.893m², doada pela Prefeitura Municipal de Santarém que, com tal ato, demonstrou interesse e reconheceu a importância do investimento para o desenvolvimento regional.
De 1989 -- ano em que tiveram início os trabalhos na educação básica -- até os dias de hoje, a unidade de ensino transformou-se numa Instituição que atende da educação infantil ao ensino superior, através do Colégio Ulbra Cristo Salvador e do Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém. Através da Portaria Ministerial nº 82, de 29 de Janeiro de 1996, o Campus de Santarém deixou de ser uma Unidade de Ensino da ULBRA e passou a ser uma unidade educacional independente, denominada Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém-- ILES/Santarém, CNPJ nº 88.332.580/0018-03, passando a ser um estabelecimento isolado de educação superior continuando a ter como mantenedora a Comunidade Evangélica Luterana "São Paulo" -- CELSP, atualmente Associação Educacional Luterana do Brasil -- AELBRA. Regida pela Legislação Federal, pelo Estatuto da AELBRA e por Regimento próprio, o ILES Santarém manteve com os outros Institutos Luteranos e Centros Universitários das regiões Norte e Centro-Oeste e com a ULBRA Canoas, vínculos de intercâmbio cultural, científico e educacional. Com isto, participa das reuniões de avaliação e planejamento promovidas pela AELBRA que são realizadas regularmente para contextualizar as ações programadas e desenvolvidas por todos os Institutos e pela ULBRA Canoas, num interagir de parcerias, visando sempre à excelência do Ensino, articulando-o com atividades de Pesquisa e de Extensão. Em dezembro de 2006, através da publicação da Portaria Ministerial n. 1992, publicada no D.O.U. no dia 20/12/2006, o então Instituto Luterano de Ensino Superior de Santarém (ILES Santarém) foi transformado em Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS). Anteriormente com cinco cursos: Pedagogia, Letras-Português, Direito, Sistemas de Informação e Engenharia Agrícola, recebeu impulso e motivação para a sua expansão com os Cursos de Educação Física licenciatura, Letras-Inglês, Serviço Social, História, Engenharia Civil, Agronomia e, com confirmação de implantação a partir de 2014/2, Arquitetura e Urbanismo e Educação Física bacharelado. Atualmente, o CEULS oferece oito cursos de graduação: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Direito. Engenharia Civil, Educação Física Bacharelado, Educação Física Licenciatura, Pedagogia e Serviço Social. São 30 anos de compromisso com o ensino de qualidade e o desenvolvimento educacional na região Oeste do Pará.
REITORIA:
Atualmente, o magnífico professor Ildo Schlender, ocupa o cargo de Reitor do Centro Universitário Luterano de Santarém. Possui graduação em Licenciatura em História pela Faculdade Porto Alegrense de Educação, Ciências e Letras (1987) e graduação em Bacharelado em Teologia - Seminário Concórdia de Porto Alegre (1985). Tem experiência nas áreas de História e Teologia, com ênfase em Teologia.
PÓS-GRADUAÇÃO:
A Instituição oferta programas de especialização, mestrado e doutorado abertos a candidatos através do Convênio de Cooperação Técnica com a Universidade Luterana do Brasil, bem como sedia cursos de mestrado e doutorado, como já o fez com o curso de "Doutorado em Literatura Geral e Literatura Comparada" em convênio com a Universidade de Limoges/França, o curso de "Mestrado em Direito", em convênio interinstitucional com a Universidade Federal do Pará e as Faculdades Integradas doTapajós e os Cursos de "Mestrado em Letras" e "Mestrado na Área da Computação" com a Universidade Federal do Pará, onde um número significativo de docentes da instituição pôde aperfeiçoar os seus estudos e obter o título de Mestre.
CURSOS DE EXTENSÃO
Só o conhecimento pode transformar o mundo em um lugar melhor. A Ulbra desenvolve uma série de ações e atividades de extensão que fazem toda a diferença, tanto na formação de alunos e professores, quanto na vida em comunidade. Juntamente com o ensino e a pesquisa, a extensão compõe a identidade da Ulbra e o DNA dos profissionais formados por ela. Além de oferecer cursos presenciais a cada semestre, é possível fazer também cursos EAD gratuitos.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde