Intercâmbio
Intercâmbio Ulbra: de Santarém para Portugal
Acadêmico de Educação Física realizou viagem dos sonhos.
O acadêmico do curso de Educação Física em licenciatura do Centro Universitário de Santarém (Ceuls/Ulbra), José Antônio de Macedo Neto retornou da viagem de intercâmbio feita para Santarém ,Portugal. Neto viajou em novembro e passou 14 dias em terras lusitanas com a finalidade de conhecer as práticas das aulas na Escola Superior de Desporto de Rio Maior do I.P.
Este foi o terceiro Intercâmbio internacional feito por um acadêmico do curso mediado pelo Ceuls. O primeiro ocorreu em novembro 2017. A estudante Sheila Barcelar visitou o Instituto Universitário Asociación Cristiana de Jóvenes (Iuacj), em Montevidéu, Uruguai. O objetivo dos intercâmbios é oportunizar os estudantes a vivenciar novas culturas e experiências. Além de realizar a viagem dos sonhos, Neto trouxe conhecimentos inovadores e momentos que levará para a vida. Ele conta sobre a experiência que teve no intercâmbio, na cidade que remete a sua terra natal. Santarém de Portugal é referência na formação de Educadores de Educação Física. Para o estudante, uma excelente oportunidade de qualificação curricular e grande contribuição na sua formação.
1-Qual a importância de ter realizado o Intercâmbio?
Neto: Foi importante pelo fato de ter que sairmos da nossa zona de conforto e enfrentar desafios. O intercâmbio não é só viajar e curtir, mas é conhecer uma nova cultura, vivenciar experiências que servirão para a nossa vida.
2-A experiência das aulas na Escola de Educação Física em Santarém de Portugal contribuiu para sua vida e formação profissional?
Neto: Sem dúvidas, contribuiu sim. Tive aulas que ainda não tinha vivenciado tanto na Ulbra como em outras Universidades no Brasil, mesmo em outros congressos que já participei. Foi uma experiência que serviu para estimular a valorização da formação profissional e isso é um fator que a universidade visa muito.
3- Como você avalia a iniciativa da Ulbra Santarém em proporcionar o Intercâmbio aos acadêmicos?
Neto: De forma positiva. Serve para que os estudantes se autovalorizarem, reconhecer que é um investimento que estão fazendo em sua carreira. Muito legal das universidades nos proporcionar de ter contato com outras experiências da nossa área de formação, principalmente a Ulbra Santarém. Eu sou o terceiro acadêmico de Educação Física a fazer o intercâmbio, mas outros também devem se esforçar para conseguir ir mais longe ainda.
4- Além dos conhecimentos teóricos e práticos, o que você trouxe de especial na bagagem de Santarém de Portugal?
Neto: Além dos livros que ganhei e que comprei para ajudar durante a vida acadêmica, eu trouxe a saudade, o país é maravilhoso, é um lugar muito bom e eu presenciei muitos profissionais de Educação Física trabalhando na sua área de forma amorosa e percebi que eles realmente se doam. Eu trouxe a saudade junto comigo.
5- Como você foi recebido na cidade de Santarém de Portugal? Tem algum aspecto que remete a cidade de origem?
Neto: A recepção foi muito boa, conheci pessoas maravilhosas do país, fiz novas amizades. No dia que a gente precisar voltar, teremos a quem a recorrer. Um aspecto em comum que remete a nossa terra é o de serem pessoas muito receptivas, assim como a gente da nossa Santarém do Pará. A Ulbra Santarém proporciona iniciativas importantes para o desenvolvimento de nós acadêmicos e está sempre em busca de formas que contribuam na qualificação e para que nós sejamos reconhecidos no mercado de trabalho, pelo ensino de qualidade que a instituição oferece.
Por: Joelza de Jesus- estagiária de Jornalismo
Notícias relacionadas
-
20
NOVENSINO Universidade do Peru vive uma semana de atividades na Ulbra -
07
OUTAULA INTERNACIONAL Docente italiano apresenta estudos europeus sobre Direito Digital em live -
01
AGORelações Internacionais Ulbra terá Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional Virtual -
03
MARRelações Internacionais Intercâmbio internacional para 2022/2 está com as inscrições abertas
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola