Perseverança
Aos 55 anos, estudante é 'movida pelo Amor' a Agronomia
Paulina Hen é estudante do décimo semestre.
O amor pela Agronomia foi um dos principais motivos para que a acadêmica Paulina Hen ,55 anos, ingressasse no curso no Centro Universitário Luterano de Santarém- Ceuls/Ulbra. Mesmo com a renda familiar baixa, o sonho de cursar o ensino superior na área, não foi deixado de lado. "A agronomia sempre foi meu ideal, não me via fazendo outra coisa não ser cuidar de plantas", relatou.
A realização de ser mãe de um casal de filhos sempre a motivou a levar a vida sorrindo e dando seu melhor em cada coisa. Depois dos filhos criados, estudar tornou-se sua prioridade. Após três anos consecutivos fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio- ENEM, a nota da prova de 2013 alcançou a média necessária para que a senhora conseguisse ingressar no Ceuls em 2014 como bolsista em uma das vagas ofertadas pelo Programa Universidade para Todos- Prouni. Segundo a acadêmica, seu amor pelo curso de agronomia começou desde jovem e durante a graduação as disciplinas voltadas para o cultivo das plantas chamaram mais atenção. "No curso de agronomia, todas as disciplinas estão interligadas e uma complementa a outra, o que se torna difícil especificar as que mais me identifiquei. Mas, as aulas de olericultura, fruticultura e todas relacionadas aos cálculos de adubação e calagem são terapias para quem gosta de cuidar de plantas", explicou.
No período dos estágios obrigatórios, a estudante teve a possibilidade de contribuir com o cultivo de plantas e hortaliças no Sistema de Aquaponia- Raimundo Cosmo de Oliveira Junior da instituição, e seu amor pelas plantas só se intensificou. Paulina não se enxerga, seguindo a profissão sem o contato direto com a terra. De acordo com a acadêmica, a idade nunca foi uma limitação, e sim uma motivação para continuar lutando. "Quem pensa que a idade é um fator limitante, vai se surpreender, porque não é. Fazemos as mesmas atividades que os colegas mais jovens desempenham e não existe preconceito da parte deles. Todos nós somos capazes de realizar qualquer atividade", afirmou.
Perseverança, dedicação, força de vontade não faltaram a senhora estudante durante quase cinco anos de estudo. Graças ao apoio de familiares e amigos, essa conquista está cada dia mais perto. "se aparecer a oportunidade de fazer um curso superior, faça por você, e com certeza, as pessoas que te amam estarão do seu lado te apoiando. Lute pelos seus sonhos! ", reforçou.
Fonte: Janaina Silva-Acadêmica de Jornalismo
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde