Outorgas
Buzinas e alegria marcam formaturas da Ulbra Santarém
Foram três dias de muita festa e emoção.
Buzinas, emoção e muita alegria não faltaram nas três noites de formaturas do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA). As outorgas foram realizadas nos dias 20,21 e 22 de fevereiro, no auditório central da instituição. A celebração foi de conclusão dos cursos de Agronomia, Direito, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação, Engenharia Civil e Educação Física Licenciatura e Bacharelado. Ao todo 172 acadêmicos receberam o diploma.
A mesa oficial contou com a presença do magnífico Reitor Ildo Schlender, Diretor Acadêmico Celso Shiguetoshi Tanabe; Capelão Sérgio Maurício Reinholz, de coordenadores e professores dos cursos.
DISCURSO DOS FORMADOS:
SERVIÇO SOCIAL:
Oradora: Maria Lenilda Castro de Jesus
Encerro a graduação agradecendo a Deus e também aos nossos amados professores do Serviço Social em especial, ReginaTeodósio, Ivone Domingos Lorena e Stephan, mestres na arte de ensinar. A eles deixo nossos mais sinceros agradecimentos, pela paciência, compreensão, respeito com todos nós, pelos elogios que nos empolgavam e pelas críticas que nos ensinaram a mostrar nossa capacidade de fazer cada vez melhor aquilo que nos propomos. Compreendemos que Serviço Social não é fazer caridade, nem assistencialismo, se atenta para a luta pela igualdade de direitos, na adversidade que em tempos remotos e atuais, se propõe lutar por uma sociedade mais justa e igualitária, sem preconceito, e exploração, embasados pela criticidade que aponta para uma preocupante conjuntura política do nosso Brasil, diante da desconstrução de nossos direitos adquiridos.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Orador: Lucas Silva Miranda
O curso de Sistemas não é para qualquer pessoa, apenas os que são apaixonados pela área conseguem chegar no final do curso. Sabemos que enfrentaremos muitos desafios, estamos capacitados e ainda temos muito a conquistar. O diploma foi apenas a primeira conquista, que abre a porta de nossa mais nova importante etapa da vida.
AGRONOMIA:
Oradora: Karin Thainne Silva de Sousa
NOSSO PAPEL É SEMEAR É COLHER... É LUTAR... É AGRADECER...
Semear a Terra, para que se produza alimentos seguros e saudáveis; Trabalhar incansavelmente para que esses alimentos cheguem a mesa da população brasileira. Semear a Paz, para que produzam esperanças. Semear a Fé para que se produza a Perseverança. Semear a Ética para se colher Reconhecimento. Semear o Amor para colher o prazer de viver. Semear a Calma para colher serenidade. Semear a determinação para que, principalmete nós mulheres possamos colher o respeito em uma área que muitos ainda acham que não é o nosso lugar. Semear a Espontaneidade para colher Alegria. Semear a Amizade para colher tesouros. Semear a paixão pelo que fazemos para colher a realização. Semear a gentileza para colher bondades. Semear a Equidade para colher Justiça e paz.
DIREITO:
Orador: Clóvis de Sousa Alves
Importantes lições precisam ser levadas adiante. Enquanto membros da sociedade, somos atingidos pela mudança social que precede o surgimento de um novo Direito; enquanto operadores do Direito, precisamos ter a sensibilidade para observar as mudanças inerentes de uma sociedade constantemente em busca de desenvolvimento com um olhar técnico/jurídico, mas também humano.
ENGENHARIA CIVIL:
Oradora: Karla de Sousa Gaziero
Como engenheira, por vezes, o nosso trabalho será a realização de sonhos, como uma casa,por exemplo. Outras vezes, o trabalho poderá ser sinônimo de progresso para nosso país, como uma estrada. O importante será fazer o trabalho com sabedoria, pensar nas pessoas que trabalharão conosco; nas pessoas que utilizarão o espaço construído. É necessário não pensar somente no lucro, mas também na segurança e na vida das pessoas, porque de várias maneiras o engenheiro trabalha com vidas. O engenheiro deve ser capaz de ter a percepção de que o desenvolvimento humano deve ser acompanhado de Justiça Social, respeito às diferenças e mínimas condições de sobrevivência, tanto física quanto cultural.
PEDAGOGIA:
Oradora: Marília Giselda de Sousa Carvalho
"Educar, como diria nosso herói e patrono da Educação Paulo Freire é muito mais do que transferir conhecimento, mas criar meios para que ela aconteça, o que significa não apenas formar nas letras e nos números, mas tornar nossos educandos cidadãos. Alguns podem confundir com doutrinação, mas, longe disso estamos apenas exercendo nosso dever, pois seria muita irresponsabilidade de nossa parte passar pela vida de tantas pessoas sem torná-las não apenas capacitadas como também capazes de agarrar as oportunidades e de sonhar, assim como nós."
EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA:
Orador: Joelson Barros
Escolhemos o curso de Educação Física. Talvez pela afinidade a algum esporte, por praticar algum esporte. Escolhemos e descobrimos que a Educação Física não é apenas aulas na quadra, não é apenas brincar. É aprender corretamente os movimentos do corpo, é aprender a ser professor. E a cada aula que passava nos conhecíamos melhor, nos identificávamos por alguma afinidade com o curso. A nossa caminhada foi longa e difícil, mas conseguimos chegar aqui e este é o fruto do nosso esforço.
O CEULS/ULBRA parabeniza todos os formados pela conquista e deseja muito sucesso profissional!
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024