Aquaponia
Sistema de Aquaponia de Agronomia é expandido para atender comunidade
Expansão da unidade conta com apoio de doações.
O sistema de Aquaponia implantado no Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) está sendo expandido para atender a comunidade. A nova estrutura de Aquaponia está assumindo uma área de 350 m². O sistema tinha a capacidade de produzir 350 plantas por ciclo de aproximadamente 70 quilos de peixe. A partir dessa ampliação, o sistema vai assumir uma capacidade média de 2 mil plantas e aproximadamente 300 quilos de peixe.
A ampliação conta com apoio de doações para ser finalizada. Aqueles que puderem doar, existe a proposta de doação de R$ 100,00 (cem reais) para finalizar a montagem e iniciar a produção. As doações devem ser efetuadas na coordenação de Agronomia na instituição ou na conta do professor Daniel Oliveira.
Dados:
BANCO DO BRASIL
AG 0765-X
CC 19696-7
Daniel Rocha de Oliveira
CPF 80604277253
CAPACITAÇÕES
Atualmente, a unidade beneficia acadêmicos do curso de Agronomia que colocam em prática a teoria repassada em sala de aula, mas com a ampliação do espaço capacitações serão oferecidas a sociedade. De acordo com o professor do curso de Agronomia, Daniel Rocha de Oliveira, inicialmente, o objetivo é oferecer a formação técnica, trazer pessoas que atuam na área,e posteriormente, também dar uma atenção as escolas e produtores rurais em escala familiar. "A ideia do Sistema de Aquaponia do Ceuls é oportunizar pesquisa, mas também tratar de capacitação e extensão. A busca inicial levaria os comunitários a formação de pequenos grupos para que a gente montasse minicursos de capacitação, oficinas na própria comunidade ou na unidade de aquaponia no Ceuls", contou.
As capacitações devem ser feitas, primeiramente, nas instituições de ensino fundamental. O espaço será aberto para a comunidade. No entanto, é necessário que os moradores solicitem o serviço na coordenação do curso de Agronomia no Ceuls.
SISTEMA DE AQUAPONIA
A aquaponia é uma modalidade de cultivo de alimentos que envolve a integração entre a aquicultura e a hidroponia em sistemas de recirculação de água e nutrientes, sendo uma alternativa para a produção de alimentos de maneira menos impactante ao meio ambiente, por suas características de sustentabilidade. Nesse sentido, o projeto "Aquaponia: uma alternativa econômica e sustentável" tem por objetivo avaliar a produção de peixes e vegetais num sistema de aquaponia de pequena escala para auxiliar ações em prol da produção de alimentos, sobretudo, em escala familiar . Daniel explicou que Santarém tem um grande potencial para assimilar essa tecnologia. "A tecnologia é milenar, mas pouca conhecida no Brasil e existe uma necessidade de difundir essa informação uma vez que é uma tecnologia sustentável com moldes produtivos mais orgânicos. Oportunamente, podemos auxiliar como capacitadores, incentivando o conhecimento da tecnologia, facilitação do acesso ao projeto e também ajudando com assistência técnica", destacou.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde