Aquaponia
Sistema experimental de Aquaponia beneficia estudantes de Agronomia
Projeto foi implantado em setembro de 2017.
O sistema experimental de Aquaponia implantado em setembro de 2017 no Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) está beneficiando acadêmicos do curso de Agronomia. Os estudantes das disciplinas de Aquacultura, Nutrição Animal, Manejo e Produção de Não Ruminantes, Olericultura, Controle de Pragas e Moléstias estão tendo a oportunidade de colocar em prática a teoria repassada em sala de aula e ampliar o conhecimento. Atualmente, o espaço é utilizado por acadêmicos para experimentos do curso de seis Trabalhos de Conclusão.
A unidade experimental inserida no Ceuls possui um sistema de Aquaponia misto com dois tanques de aquicultura povoados com peixes e camarões. O professor do curso de Agronomia, Daniel Rocha de Oliveira, contou que a unidade experimental desse tipo de cultivo auxilia na formação dos alunos e comunitários como agentes difusores de tecnologia de baixo impacto ecológico e de elevado potencial produtivo. "O sistema tem bancadas de produção dos modelos NFT (tubos), gravel bed (cama com substrato) e Deep Water Culture (cama com flutuadores) com capacidade de produção de 200 plantas e cerca de 40kg de biomassa de pescado e ainda é equipado com sistema de filtração de sólidos e sistema de aeração próprio", destacou.
De acordo com o docente, a unidade é ecológica, economizando 98% em água e com baixo consumo de energia. O sistema produtivo é cada vez mais interessante, pois, atende as demandas da população quanto ao uso coerente e correto de químicos, incluindo defensivos. A ideia é divulgar essa tecnologia de baixo impacto ecológico e de elevado potencial produtivo em Santarém.
É o Ceuls/Ulbra contribuindo com ampliação do conhecimento acadêmico e incentivando o desenvolvimento sustentável.
AQUAPONIA
A técnica de Aquoponia é o cultivo de proteína animal com proteína vegetal associando a psicultura com hortaliças; é um modelo de aquicultura sustentável que pode ser implementado nas propriedades rurais.
COMO FUNCIONA?
A aquaponia preconiza a reutilização total da água, evitando seu desperdício e diminuindo drasticamente, ou até eliminando, a liberação do efluente no meio ambiente. O volume de água necessário para um sistema de aquaponia é muito baixo se comparado aos sistemas tradicionais de agricultura e aquicultura. Uma vez abastecido e em funcionamento, um sistema de aquaponia pode ficar por tempo indefinido sem a necessidade de troca de água, sendo necessária somente a reposição da água perdida pela evaporação e pelas colheitas. Nesse sentido, a aquaponia é, inclusive, mais eficiente na utilização da água e geração de efluente que a própria hidroponia, que necessita constante renovação da solução hidropônica de nutrientes.
O fornecimento de ração aos peixes é a entrada de insumo mais importante num sistema aquapônico. Os peixes se alimentam da ração e produzem excretas que são convertidas nos nutrientes que, posteriormente, serão absorvidos pelas plantas. Na aquaponia, há um fluxo contínuo de nutrientes entre diferentes organismos vivos que estão relacionados por meio de ciclos biológicos naturais, notadamente a nitrificação promovida por bactérias. Bactérias nitrificantes dos gêneros nitrosomonas e nitrobacter são responsáveis pela conversão da amônia (NH3) em nitrito (NO2-) e este em nitrato (NO3-),transformando substâncias tóxicas produzidas pelos peixes em nutrientes assimiláveis pelas plantas. Ao consumir esses nutrientes as plantas, juntamente com as bactérias, desempenham papel importante na filtragem biológica da água, garantindo sua condição adequada para o desenvolvimento normal dos peixes.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024