Intercâmbio
Acadêmica de Educação Física retorna de intercâmbio no Uruguai
Sheila passou 10 dias no País.Foi o primeiro intercâmbio do curso.
A estudante Sheila Barcelar dos Santos de Educação Física Licenciatura do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra) retornou do intercâmbio com o Instituto Universitário Asociación Cristiana de Jóvenes (Iuacj), em Montevidéu, Uruguai.
A viagem fez parte do convênio da Associação Educacional Luterana do Brasil (Aelbra) com o Iuacj. O coordenador do curso de Educação Física do Ceuls, Manuel Elbio, ressaltou que a viagem contribuiu para o conhecimento de um diferente mundo acadêmico. "Temos dois convênios internacionais, um com Uruguai e outro com Portugal. É ótimo que os acadêmicos possam conhecer outra cultura, outro idioma, assim como a estruturação dos cursos de Educação Física no Exterior e a prática das diferentes modalidades por parte da população e ainda assim vencer desafios ministrando aulas para públicos variados no país visitado", destacou.
Durante dez dias, Sheila visitou e teve novas experiências na Academia Impacto, Colegio y Liceo San Pablo e no Iuacj. Em entrevista, a discente, primeira acadêmica do curso de Educação Física do Ceuls a realizar o intercâmbio, contou detalhes da viagem.
Como foi a viagem?
Sheila Barcelar: Foi uma experiência incrível! Eu nunca vou esquecer! Nunca me senti tão amada por todos em minha volta. Senti o carinho deles por mim. Por todo lugar que passei fui bem recebida por todos e eles ficaram encantados com a presença de uma brasileira.
Qual o sentimento em ser a primeira acadêmica de Educação Física a fazer intercâmbio?
Sheila Barcelar: No início foi bem difícil acreditar. Cheguei a dizer pra mim mesma que acreditaria somente quando chegasse o dia de ir. Eu me sinto muito feliz, porque existem muitos acadêmicos com notas boas, empenhados, bons e ,entre a seleção de dez universitários, eu fui a escolhida. É claro que isso não me faz melhor do que todos, porque sei que outros terão essa chance e é o que me deixa feliz. Sou muito grata ao Ceuls e principalmente ao 'Manolo' ( Manuel Elbio) por ser um professor incrível.
Como foi a programação?
Sheila Barcelar: Passei pelo Ginásio, fui sábado assistir o Campeonato de Aeróbica desportiva (elementos de dificuldades), Aerodance e Aeróbica coreográfica. No domingo, fui novamente ao ginásio ver o Campeonato de Hip hop dance, Reggaeton e Fremix (variedades de estilo). Na segunda-feira, visitei a escola San Pablo- Ulbra e cheguei a assistir aulas do professor Marcelo de Educação Física. Na terça, fui para o Clube de natação e ao retornar para o Colégio San Pablo, o pastor me chamou para conhecer o Castelo que eles estão reformando para ser um local de faculdade. Na quarta, tive a oportunidade de aprender na aula de recreação do professor Rodrigo. Na quinta, conheci uma escola pública com o professor Rodrigo e assisti acadêmicos dando aula.
Você chegou a ministrar aulas? Como foi essa experiência?
Sheila Barcelar: Sim. Na escola San Pablo eu dei aula para três turmas de Educação Física. Soube que os estudantes amaram que uma brasileira deu aula para eles. Eu também tive o privilégio de dar aulas na Academia Impacto para alunas da professora do Iuacj e diretora responsável do ginásio Impacto especializada em Ritmos, Beatriz Ferreira. Fiz aula de Hip hop, Jazz Contemporâneo e aula de Step.
O que representou o intercâmbio para a sua vida profissional?
Sheila Barcelar: Com essa experiência, minha vida profissional vai melhorar ainda mais. Aprendi algumas formas de alongamento e o quanto o desenho coreográfico pode mudar inúmeras vezes em uma coreografia. Tudo é questão cultura. Com relação, as aulas de Educação Física nas escolas, aprendi que devemos achar um forma de fazer com que os alunos saiam realizados em qualquer atividade e que cheguem em casa com aprendizado adquirido. Eu aprendi como pessoa também. Aprendi o quanto é bom fazermos amizade, o quanto é bom ajudar o próximo, o quanto é lindo se doar para algo, pois, no final sempre vai vir o retorno.
Notícias relacionadas
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes
Últimas notícias
-
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra -
06
DEZAPOIO À SEGURANÇA Ulbra homenageada durante a formatura de bombeiros -
05
DEZO amanhã começa hoje Presidente da Aelbra debate transformações do Ensino Superior -
05
DEZRitmos Paraenses Educação Física realiza Festival de Dança 2024