Ulbratech
Lançado edital da primeira incubadora tecnológica na Ulbra Gravataí
Instalação da incubadora visa atender seis municípios
Em cerimônia que reuniu secretários municipais, empreendedores, empresários, professores e alunos, a Ulbra Gravataí lançou na noite de terça-feira (17), no auditório, o Edital para Seleção de Empresas e Projetos para a Incubadora Tecnológica Ulbratech do Campus. Com isso, a instituição passa a integrar a Rede Ulbra de Inovação com parques e incubadoras tecnológicas empresariais espalhadas pelo Brasil.
De acordo com o diretor da Ulbra Gravataí, Eltton Zielke, a criação de um espaço de inovação próximo ao ambiente acadêmico contribuirá para que a Universidade seja uma comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. "Hoje, concretizamos um sonho acalentado há muito tempo e, vencidas as etapas necessárias em um projeto deste tipo, nos orgulhamos de sermos, mais uma vez, pioneiros na região ao lançarmos a primeira incubadora tecnológica do Vale do Gravataí", comemorou.
A incubadora funcionará no casarão de 200 m² localizado no estacionamento dos professores e terá sete salas espalhadas em dois andares onde os empreendedores receberão consultoria e terão acesso à internet, sala de reunião e estacionamento, além de auditório, biblioteca, salas de vídeo e laboratórios de uso comum da universidade. "Serão oferecidas cinco vagas para incubação interna, quando a empresa se instala fisicamente no campus, dez vagas de coworking, dez vagas para incubação externa, modalidade na qual a empresa não se instala fisicamente no campus, mas utiliza os serviços oferecidos, e dez vagas para pré-incubação, que costuma ser utilizada quando o empreendedor está na fase inicial de desenvolvimento do seu projeto e prepara-se para ingresso na Incubadora", explica o gerente da Incubadora Tecnológica Ulbratech Gravataí, professor Lairson Vicente.
A instalação da incubadora tecnológica em Gravataí busca atender também os municípios de Alvorada, Cachoeirinha, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha e Viamão e segue a tendência das universidades de assumirem o seu papel na tríplice hélice do desenvolvimento, que inclui, ainda, o Estado e a indústria. "Para os estudantes, é fonte de emprego e renda, assim como uma oportunidade de aplicação dos conhecimentos trabalhados em aula. Para a Universidade, funciona como meio de captação de ideias, com a intenção de incentivar talentos e para as empresas, serve como forma de acesso a projetos e pesquisadores de ponta e o desenvolvimento de produtos e processos inovadores", destaca o diretor de Inovação da Ulbra, Márcio Machado, que ministrou palestra sobre o tema.
Graduado em TI com pós-doutorado em Ambientes de Inovação, na Espanha, Márcio acredita que o setor industrial forte, a cadeia e o capital intelectual bem desenvolvido e o empresariado ativo, que deseja ver as coisas funcionando, foram decisivos para a escolha de Gravataí para a instalação da incubadora tecnológica.
Participaram do evento os secretários municipais de Agricultura e Abastecimento, Denner Gelinger, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luana Krumberg, e da Família, Cidadania e Assistência Social, Tanrac Saldanha, o gerente da Incubadora Tecnológica ULBRATECH Canoas, Alexandre Ströher, o gestor executivo do SEMMEGRA, Rodrigo Kayser, e a representante do SENAI Gravataí e Cachoeirinha, Adriani de Souza.
Como ingressar na Incubadora Tecnológica Ulbratech
Para ingressar na incubadora tecnológica Ulbratech, as empresas devem acessar o edital específico para cada unidade da rede, disponível através do menu Como Ingressar, no site www.ulbratech.com.br. O tempo de permanência é de dois anos, prorrogáveis após acompanhamento trimestral e avaliação anual positiva do seu desenvolvimento.
Após encaminhar a proposta, o empreendedor deve aguardar um retorno do Comitê de Inovação, que analisará o projeto. Se for aprovado, a próxima etapa é o agendamento da apresentação para expor a proposta de incubação. Conforme explica o diretor de Inovação da Ulbra Marcio Machado, a ideia precisa ser inovadora e viável para que a empresa possa usufruir do conhecimento de gestão acumulado pela Universidade. "Inovar é transformar uma nova ideia, que pode ser um produto ou um serviço, em resultado econômico e social, de forma inovadora e sustentável", ressalta.
Deise Martins - Ulbratech
Jornalista MTb. 8.719
Colaboração ACS Campus Gravatai
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes