Competição
Acadêmicos de Educação Física realizam I Desafio de Rugby em Santarém
Competição será realizada sábado (10/06) no parque da cidade.
O Rugby, um esporte coletivo com características do futebol brasileiro e americano, será praticado pela primeira vez em um espaço público em Santarém neste sábado (10/06). O município terá o primeiro desafio da modalidade esportiva a partir das 18h no campo do parque da cidade.
A iniciativa é do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra). O objetivo é disponibilizar para os amantes de esportes, clubes e escolas santarenas novas propostas esportivas de outros países. De acordo com o professor de Educação Física do Ceuls/Ulbra, Marcson Branco, a competição sábado vai oportunizar a sociedade santarena conhecer esse esporte que está ganhando adeptos na cultura brasileira. "Essa modalidade tem tudo pra crescer em Santarém. Esse desafio de fazer com que as pessoas comecem a gostar dessa prática esportiva entrará para a história da Educação Física e da cidade", destacou.
Para socializar, participar da competição de rugby, os acadêmicos treinaram o esporte semanalmente no campo da universidade há mais de dois meses. Eles aprenderam os fundamentos e as regras do jogo na disciplina de Estudos Avançados em Esportes.
A programação no sábado contará com a participação de oito equipes de acadêmicos (masculino e feminino). Serão quatro jogos com apresentações rítmicas nos intervalos.
Rugby
A partida de rugby consiste em uma equipe atravessar o campo até as marcações de fundo em posse de uma bola de couro oval, como a usada no futebol americano. O esporte é diferente dos demais pela cobrança lateral, na qual alguns jogadores são carregados após o arremesso. As pontuações são definidas de acordo os métodos usados para a marcação do mesmo. Como no futebol, no rugby existe a cobrança de falta. A modalidade esportiva surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no século 19, trazido por Charles Miller com o futebol. O esporte voltou a fazer parte das Olimpíadas em 2015 depois de 92 anos.
Notícias relacionadas
-
25
NOVEnsino, Pesquisa e extensão Congresso de Ciência e Tecnologia da Amazônia 2024 é sucesso! -
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes
Últimas notícias
-
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra