Superação
A história de sucesso de um sonhador universitário de Educação Física
Estudante da Ulbra Santarém superou inúmeras dificuldades para estudar.
"Tente" essa palavra tem um significado especial na vida do acadêmico do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Santarém (Ceuls/Ulbra), Paulo Alessandro Duarte Colares. Desde a conclusão do ensino médio, a vida o desafiou a fazer inúmeras tentativas até conseguir um espaço no mercado de trabalho. A primeira delas começou com o excesso de peso. Paulo não praticava atividade física e recebeu recomendações médicas de ir em busca de algum esporte para ter qualidade de vida. Começou a fazer musculação em uma academia e, nesse novo espaço, encantou-se pela ginástica aeróbica. "No início, era totalmente desengonçado, mas como diz o ditado que 'a prática leva à perfeição', comecei a melhorar a cada dia mais nas aulas. Como nem tudo são flores, por não ter trabalho, os meus pais disseram que já que eu não queria continuar com os estudos, então, estava na hora de ir atrás de emprego. Então, tive que sair da academia e ir atrás de emprego, consegui arranjar somente os chamados ¨bicos¨ e foi com esses bicos que consegui voltar para a academia", explicou.
Na nova academia, o jovem participava das aulas de dança e ginástica aeróbica e foi sorteado com uma viagem para Parintins. Por opção, Paulo pediu para trocar o prêmio por dois meses de academia grátis. O tempo passou e Paulo perdeu peso, e de aluno passou a ser dançarino da academia com direito a bolsa. Com esforço e dedicação, o jovem soube aproveitar as oportunidades. Paulo sempre substituía os professores durante as viagens. Destacou-se na função e, de dançarino, ocupou o cargo auxiliar de ginástica. Com o passar do tempo, Paulo só crescia profissionalmente e acumulava funções na academia: professor de ginástica, coordenador de ginástica e até mesmo gerente do espaço. Nessas idas e vindas, Paulo nunca tinha pensado em fazer faculdade, mesmo com os colegas de trabalho incentivando-o a estudar. "Eu achava que o ensino médio era suficiente. Depois o tempo foi passando e comecei a pensar: por que não voltar a estudar? Será? Ainda dá tempo? Outras perguntas vieram e a única resposta que vinha em minha mente era: tente!", contou Duarte.
Em novembro de 2013, Paulo inscreveu-se no vestibular da Ulbra Santarém para o curso de Educação Física, mas não passou. "Eu tirei a conclusão que realmente estudar não era mais pra mim. Passaram-se seis meses e aquele pensamento de voltar a estudar voltou e a resposta era a mesma: tente! Faltando apenas um dia para terminar as inscrições do vestibular, resolvi fazer o processo e dessa vez consegui passar para bacharel em Educação Física", relatou.
O ingresso no Ceuls/Ulbra foi uma motivação para o novo universitário realizar o sonho de ter o próprio negócio. Com apoio da amiga, Agda, Paulo montou uma academia de ginástica, mas o empreendimento teve que ser fechado depois que ele e a colega ficaram desempregados. "Tive que trancar a faculdade e abrir mão de muitas outras coisas. Minha vida começou meio que a desmoronar, saia distribuindo meu currículo nas empresas e não tinha resposta", destacou.
A criatividade e o desejo de vencer na vida abriram as portas para Paulo. A amiga dele, Agda, teve a ideia de fazer lanches saudáveis como sanduíches, iogurtes naturais e sucos detox. O sucesso das vendas ajudou os dois a abrirem um empreendimento de comidas saudáveis e conseguirem a contratação em uma academia renomada da cidade para ministrar aulas de ginástica. Hoje, além de empreendedores de alimentos saudáveis, são profissionais de Educação Física. Para unir o útil ao agradável, eles se reergueram e depois de estarem afastados dois anos dos estudos, tomaram a decisão de reingressar no curso Educação Física na Ulbra Santarém. "A graduação representa um sonho se realizando e vai ser fundamental para, se Deus permitir, eu dar continuidade no sonho interrompido de ter minha própria academia. Sempre vou tentar! ", reforçou Duarte.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola
Últimas notícias
-
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
07
NOVVisita técnica Medicina:Estudantes vivenciam importância da vigilância em saúde