500 anos da Reforma
Cantata abre o Seminário da Reforma Luterana na Ulbra Canoas
Evento foi realizado na Capela Universitária
A Cantata da Reforma, realizada na noite de terça-feira, 25 de abril, na Capela Universitária, foi o prelúdio do Seminário Internacional Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura, na Ulbra Canoas. A atividade apresentou músicas e hinos alusivos à Reforma Luterana.
Na abertura do evento, o Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, representado pelo vice-reitor Ricardo Willy Rieth, fez uma saudação especial. Rieth falou que a música é uma das melhores formas de tocar o coração humano. "Lutero descobriu que o evangelho leva consolo à vida das pessoas e que a canção contribui muito para esse propósito. Que esta noite seja um momento de muita felicidade e que sejamos todos tocados", destacou. Já o capelão de música da Ulbra, Paulo Brum, salientou a importância da música na Reforma Luterana. "Creio que,em determinados momentos, a Reforma teve mais progresso com os hinos entoados pelo povo do que com os textos", explicou Brum.
Na sequência, ocorreu a apresentação do Coro e da Orquestra Universitários da Ulbra, que teve a regência geral de Paulo Winterle. No repertório de músicas, Cantata BWV 80 -- Ein feste Burg, de J. S. Bach, e Cantata BuxWV 4 -- Alles was ihr tut, de Dietrich Buxtehude. Brum explicou aspectos relevantes das cantatas, bem como resgatou a história e a trajetória dos compositores. Por fim, foi executado o Hino Oficial dos 500 anos da Reforma, que teve na composição da música e da letra, o maestro Paulo Henrique Winterle.
A playlist completa da Cantata da Reforma, no Youtube, você pode conferir aqui. No vídeo abaixo, já pode ser conferido um trecho da apresentação.
Ao final da apresentação, o reitor da Ulbra, Marcos Fernando Ziemer, salientou que a cantata é uma das temáticas contempladas no Seminário. "O evento se propõe a rever e revisitar a herança que a Reforma nos deixou e a parte cultural está fortemente integrada nesse contexto. Essa cantata abriu de forma brilhante o Seminário", disse Ziemer.
Confira a galeria de fotos Seminário Internacional Reforma, 500 anos: Educação, Ciência e Cultura em https://flic.kr/s/aHskYE7ZFn
André Bresolin
Jornalista - 18183
*colaborou o acadêmico do curso de Jornalismo Matheus Leandro Rocha da Silva
Tags
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola