Educação Física
Projeto de Educação Física pretende difundir Rugby em Santarém
Esporte está sendo praticado por acadêmicos no campo da instituição
Um esporte que chegou ao Brasil junto com o futebol está conquistando alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS). A modalidade esportiva começou a ser praticada por acadêmicos do curso no sábado (25/3) como parte da disciplina Estudos Avançados em Esportes. A ideia é difundir a cultura do esporte de outros países na cidade. "Existem esportes fora do Brasil que são febre, então pensei em iniciar a prática dessa modalidade com os acadêmicos. O objetivo é que eles criem uma cultura e difundam o rugby a partir do momento que entrarem no mercado de trabalho", esclareceu o professor do curso de Educação Física, Marcson Branco.
O rugby surgiu na Inglaterra e chegou ao Brasil no século 19, trazido por Charles Miller, com o futebol. O esporte voltou a fazer parte das Olimpíadas em 2015 depois de 92 anos. Em Santarém, a modalidade esportiva não tem adeptos. Para divulgar o rugby, no primeiro momento, os alunos estudaram os fundamentos, as regras do esporte e depois partiram para os treinamentos no campo da instituição. "Este esporte é amplamente praticado em países vizinhos como Argentina, Uruguai, e é timidamente praticado no Rio de Janeiro e São Paulo, mas aos poucos está se acoplando à cultura esportiva brasileira. Esse desafio de fazer com que as pessoas comecem a gostar dessa prática esportiva em nosso município entrará para a história da Educação Física e de Santarém", destacou o coordenador do curso de Educação Física do CEULS/Ulbra, Manuel Aquino.
Os treinamentos estão sendo feitos todos os sábados a partir das 17h no CEULS/Ulbra. A prática é aberta à comunidade acadêmica.
Notícias relacionadas
Últimas notícias
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola