Cultura
Orquestra de Câmara da Ulbra apresenta Concertos de J. S. Bach
Evento integra as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana
A Universidade Luterana do Brasil e sua Orquestra de Câmara abrem, neste domingo, 7 de agosto, as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana. Sob a regência de Tiago Flores e com a participação dos renomados solistas Artur Elias Carneiro (flauta transversa), David Castelo (flauta doce), Émerson Kretschmer (violino), Fernando Turconi Cordella (cravo) e Lucia Carpena (flauta doce), a Orquestra apresenta algumas das peças mais conhecidas de Johann Sebastian Bach. Serão executados os Concertos de Brandenburgo nºs 3, 4 e 5. Além dessas peças, o programa apresenta Ciaccona em Rém - (Orchestração: M. Abbado), também de J. S. Bach.
Segundo o vice-reitor da Ulbra e coordenador do Comitê Ulbra 500 Anos da Reforma Luterana, Ricardo Willy Rieth, Martinho Lutero divulgava suas 95 teses, estopim de um movimento que foi além da universidade e da religião, e marcou profundamente a cultura no Ocidente, em especial a música. "Se alguém deu um testemunho eloquente disso, esse certamente foi Johann Sebastian Bach. Separados por dois séculos, Lutero e Bach estudaram na mesma escola e cantaram no mesmo coral, em Eisenach. Com Lutero, Bach aprendeu que a música é o maior tesouro depois da palavra de Deus. Que a Palavra, recebida pelo entendimento, é ligada pela música ao sentimento. Ao renovar a liturgia, a Reforma pôs no centro o canto comunitário e coral e consolidou as profissões de diretor musical e organista, a partir das quais Bach construiu seu legado incomparável. Lutero compôs 37 hinos, 30 dos quais integrados por Bach a cantatas e obras para órgão", destacou Rieth.
Orquestra de Câmara da Ulbra: Domingo Clássico Juvenil
Quando: Domingo (7/8), às 19h
Onde: Associação Leopoldina Juvenil (Rua Marquês do Herval, 280) -- Porto Alegre
Entrada Franca: em parceria com o Projeto Juvenil Solidário que beneficia o Projeto Social das Crianças e Adolescentes do Bairro Lami (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos -- SCFV), sugere-se a doação alimentos não perecíveis.
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8354
Com contribuição de Raphaela Donaduce Flores
Dona Flor Comunicação
Tags
Notícias relacionadas
-
29
JULRedário Ulbra Santarém ganha Redário Povos Originários -
05
DEZDOMINGO CLÁSSICO Orquestra da Ulbra encerra temporada com homenagem a Lupicínio Rodrigues -
30
NOVLançamento Rede de Escolas: Professora integra obra inédita de educação para surdos -
11
SETReforma Luterana Aulas Magnas apresentam a Reforma Luterana sob o viés da arte
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes