Cultura
Noite de emoções no concerto que comemora os 20 anos da Orquestra
Queen e Vocal TAKT comoveram presentes no Theatro São Pedro
Uma noite de muitas emoções. Assim pode-se resumir a apresentação dos músicos da Orquestra de Câmara da Ulbra, realizada nesta quarta-feira, 13 de julho, no palco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Comemorando seus 20 anos de trajetória e, também, o Dia Mundial do Rock, a Orquestra da Universidade, juntamente com o Vocal TAKT, interpretou as canções mais conhecidas da banda britânica Queen. Durante uma hora e meia, a platéia, que estava lotada, acompanhou hits como We Will rock you, You are my Best friend e Somebody to Love. A procura pelos ingressos foi tão intensa que foi necessário realizar o ensaio aberto ao público, ocorrido pouco antes desta apresentação.
Na abertura do concerto, o reitor Marcos Fernando Ziemer agradeceu a presença de todos, e falou que o momento era muito significativo porque, dos 44 anos que a Ulbra completa no próximo mês, 20 foram em parceria com a Orquestra. "Temos o privilégio e a honra de sermos agraciados, acariciados e acalentados com os acordes da nossa Orquestra", enfatizou. Ziemer explicou que, dentre as várias razões do apoio da Instituição à Orquestra, destacam-se duas: o perfil do grupo musical com o planejamento educacional da Universidade e o aspecto social desenvolvido pelos instrumentistas, que realizam concertos didáticos, criando a oportunidade de se levar a música erudita aos alunos das escolas públicas. "Entendemos que a cultura é conhecimento e a música contribui muito para que nós possamos aprimorar cada vez mais o ambiente de aprendizagem na nossa Universidade", afirmou. (acesse aqui a fala do reitor na íntegra).
O maestro Tiago Flores, regente da Orquestra desde sua fundação em 1996, falou que sentia-se um privilegiado por participar desse grupo e de ter o apoio da Universidade para criar. "Desde o início, fomos acertando o nosso espaço na Ulbra, que foi nos acolhendo e sabendo aproveitar nossa expertise. Ela nos dá liberdade de criar, e o artista precisa dessa liberdade. Eu só tenho a agradecer", reconheceu.
Aos que não puderam assistir ao concerto com as músicas do Queen, no Theatro São Pedro, haverá a oportunidade de conferir as interpretações da Orquestra, do Vocal TAKT, da guitarra do Ângelo Primon, da bateria do Lucas Kinoshita e a regência do maestro Tiago Flores na celebração dos 44 anos da Ulbra, no dia 24 de agosto, no auditório do prédio 14, no campus da Universidade, em Canoas. O concerto acontecerá à noite e a entrada será gratuita.
Projetos desenvolvidos
A Orquestra de Câmara da Ulbra desenvolve diversos projetos na área da cultura e programas comunitários. São eles: Concertos de Temporada, que têm o enfoque erudito; Concertos Didáticos, voltados às escolas da rede de ensino pública, atendendo crianças de 8 a 12 anos; Concertos Populares, onde a música recebe um enfoque popular; e os Concertos nos campi, onde a música é apresentada à comunidade acadêmica nas diversas Unidades da Ulbra no Rio Grande do Sul. São cerca de 35 concertos anuais, contemplando 25 mil espectadores.
Assista a apresentação da música I Want it all - The show must go on
Acesse o Flickr
Adriana Marques
Jornalista - MTb.: 8.354
Confirma abaixo a apresentação da música We are the champions.
Notícias relacionadas
-
19
NOVDireito na Comunidade Projeto de Educação para o Consumo leva cidadania e sustentabilidade -
13
NOVUlbra em Movimento Projeto de Direito leva serviços gratuitos para Comunidade Quilombola -
11
NOVMedicina na comunidade Comunidade Tiningu recebe atendimentos de estudantes de Medicina da Ulbra -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí
Últimas notícias
-
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes