Atendimento Sócio-Jurídico
A proposta do projeto extensionista teve início no Centro Universitário Luterano de Santarém, em 2007, e que tem sido positivo para comunidade. Tem buscado trabalhar em conjunto com o serviço jurídico desenvolvido pelo Sajulbra através do estágio curricular obrigatório do curso de Direito do CEULS/Ulbra. Na perspectiva de orientar direitos sociais, minimiza os conflitos sociais que buscam o jurídico e que, em sua maioria, podem ser resolvidos com acordos e conciliações. Atendimento, apoio e orientações sobre questões sociais.
Busca-se contribuir através da extensão com os esclarecimentos a famílias que muitas vezes não têm um direcionamento e não sabem onde buscar os seus direitos. O projeto propõe intervir na busca de soluções de conflitos familiares através de alternativas para sair da dependência, levando o usuário a refletir sobre os encaminhamentos dados e inserção em programas sociais ofertados pelo município, estado e ONGs.
O projeto é pioneiro nessa perspectiva e visa estimular a interdisciplinaridade entre as áreas do direito e serviço social com discussão, reflexão e oportunidades e produção científica fortalecendo o ensino, pesquisa e extensão. A perspectiva principal é fazer com que o acadêmico reflita sobre a importância do parecer social em uma questão jurídica.