A Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) atua há 52 anos e integra a Rede Ulbra de Educação, sendo uma marca utilizada pela sua mantenedora, a Aelbra, em todas as nove unidades de educação básica e 11 de ensino superior localizadas no Sul, Norte e Centro-Oeste do país.
Com sete campi universitários no Rio Grande do Sul e mais de 40 polos de educação a distância (EAD) distribuídos em todas as regiões brasileiras, a Ulbra assume como missão ser comunidade de aprendizagem eficaz e inovadora. E, para isso, a Instituição se reinventa, acompanhando as mudanças da sociedade e impactando as comunidades pelas ações geradas nas parcerias com empresas e instituições públicas e privadas.
Oferecendo ensino de qualidade nos cursos de graduação e pós-graduação, nas modalidades presencial e a distância, a Ulbra mantém uma ampla programação de extensão e pesquisa e leva o saber às localidades mais remotas do país, promovendo, assim, a inovação, a inclusão social e o desenvolvimento comunitário.
A Ulbra em Santa Maria
A Ulbra iniciou sua história no ensino superior de Santa Maria em agosto de 2002, com a instalação de cinco cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Psicologia e Sistemas de Informação.
A potência do setor nessa região do Estado levou, após análise de demanda e tendências, à instalação de novos cursos a partir de 2005: Educação Física, Fisioterapia e Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética.
A par de sua atuação na área do ensino (graduação e pós-graduação), a Ulbra Santa Maria tem desenvolvido pesquisas no campo da Gestão (pública e privada), Arquitetura e Urbanismo (desenvolvimento de habitação popular sustentável) e na Educação Física (ciência do movimento).
Sua interação com a comunidade se dá, notadamente, por projetos de extensão na área do Patrimônio Histórico e Cultural; Cidadania e Mediação; Psicologia Social; Desenvolvimento de Softwares e Ações Especiais com Terceira Idade (Fisioterapia, Estética, Educação Física).