Primeiro vamos explicar para você o que é a sigla CNPq. Ela significa Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Trata-se de uma agência governamental, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem por finalidade o fomento da pesquisa científica e tecnológica e o incentivo à formação de pesquisadores no Brasil.
A sua missão é fomentar a Ciência, Tecnologia e Inovação e atuar na formulação de suas políticas, contribuindo para o avanço das fronteiras do conhecimento, o desenvolvimento sustentável e a soberania nacional.
O CNPq concede bolsas de pesquisa científica e tecnológica para a formação de recursos humanos, em universidades, institutos de pesquisa, centros tecnológicos e de formação profissional, tanto no Brasil como no exterior. E para os alunos de graduação, o CNPq criou dois programas: o PIBIC e o PIBITI. Vamos explicar cada um deles.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa contribuir para a formação de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, através da concessão de cotas de bolsas de iniciação científica às Instituições de Ensino e Pesquisa.
O PIBIC é um Programa voltado para os alunos de graduação que desejam experimentar e vivenciar o método científico e o fazer ciência. Serve de incentivo à formação de novos pesquisadores, privilegiando a participação de discentes em projetos de pesquisa com mérito científico e qualidade de excelência.
O PIBIC se propõe a estimular pesquisadores com perfil de orientador a motivarem acadêmicos de cursos de graduação no processo de investigação científica; despertar a vocação científica nos alunos de graduação, a partir da participação em projetos de pesquisa; proporcionar ao estudante o pensamento científico por meio da vivência do método científico; e incentivar os alunos para a vivência da pós-graduação Stricto Sensu.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa proporcionar ao aluno de graduação a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica e da inovação. Além disso, estimula e promove o pensamento tecnológico e a criatividade, a partir dos problemas de pesquisa que surgem pela demanda da sociedade em que há necessidade de buscar soluções.
O PIBITI se propõe a contribuir para a formação e inserção de acadêmicos em atividades de pesquisa tecnológica e de inovação, com vistas a participar do desenvolvimento econômico brasileiro; para a formação de recursos humanos empenhados em fortalecer a capacidade inovadora das empresas no país; e para, como cidadão pleno, ter condições de participar de forma criativa e empreendedora em sua comunidade.
Para ambos os programas, as cotas são concedidas anualmente, via edital, às Instituições contempladas e que ficam sob a supervisão do CNPq. Os alunos participantes do programa devem apresentar bom desempenho acadêmico e perfil para a investigação científica e tecnológica.
Portanto, os estudantes se tornam bolsistas de ambos os programas, a partir da indicação dos orientadores que se inscrevem nos editais e têm seus projetos avaliados e aprovados para o período.
Requisitos para ser bolsista PIBIC/CNPq ou PIBITI/CNPq
O valor da bolsa é igual para ambos os programas (R$ 400,00) e recebidos diretamente na conta do Banco do Brasil do aluno, a qual deverá ser aberta especificamente para isso.
Então se você tem vontade de aprender sobre o método científico, é curioso, criativo e gostaria de ter essa vivência por meio das atividades investigativas desenvolvidas dentro de projetos de pesquisa, você tem o perfil para ser bolsista CNPq. Caso queira se registrar para participar do processo de seleção de bolsistas/CNPq quando a Universidade estiver com o edital aberto e dentro do período para isso, registre o seu interesse clicando no botão abaixo e inserindo seus dados.